Sistema FAEP/SENAR-PR

Entrada de animais de confinamento faz preço da carne bovina recuar

Depois de seis semanas em alta, valor do produto sem osso teve leve recuo

Os preços da carne bovina sem osso no atacado registraram queda após seis semanas seguidas de alta. Segundo a Scot Consultoria, na média de todos os cortes pesquisados, a desvalorização foi de 0,2%. Em uma semana com feriado, a expectativa era que as cotações ganhassem força em função do esperado aumento da procura por carne, e não o contrário.

A consultoria indicou que apesar do consumo mais acomodado, a demanda não foi a grande responsável pela queda dos valores, já que manteve certa constância nos últimos dias.

O principal motivo para a baixa foi a entrada de gado confinado, que aumentou a produção de carne. “Isso causou um desequilíbrio pontual entre oferta e demanda, resultando em recuo nos preços da carne bovina”, disse a Scot.

Além disso, com o dólar operando em baixa, houve um desestímulo para exportação. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o volume diário embarcado em outubro está 14% abaixo do embarcado no mês passado, o que colaborou com a baixa sustentação dos preços no mercado interno.

Tendência

Para os próximos dias, é possível que frigoríficos ajustem a compra de matéria-prima, alinhando a oferta ao consumo, o que pode manter a firmeza nos preços ou, no mínimo, limitar as quedas.

A definição mais clara do cenário político econômico do país também pode colaborar com o aumento da confiança da população, aquecendo o mercado da carne.

Fonte: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio