Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/11/2019 - 10h03
Postado em Destaques, Notícias, Programa Empreendedor Rural, Senar - PR, Sistema FAEP

Encontro de Empreendedores e Líderes Rurais 2019 vai focar desafios ao campo

Evento, no dia 22 de novembro, irá abordar a representatividade rural e seu impacto na geração de conquistas para o setor

No dia 22 de novembro, acontece o grande evento do empreendedorismo rural paranaense. Mais de 5 mil produtores irão se reunir no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para celebrar iniciativas que transformam a realidade do campo. Na ocasião, serão anunciados os projetos vencedores do Programa Empreendedor Rural (PER) 2019, parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Neste ano, a programação do evento segue o tema “Liderança Rural”, com o objetivo de ressaltar a importância da representatividade no campo e discutir as relações entre poder de liderança e iniciativa empreendedora. Está programada uma palestra com o pesquisador Zander Navarro, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia, que atua em áreas como desenvolvimento agrário e rural e organizações rurais. Navarro irá abordar os desafios e oportunidades da agropecuária brasileira, temas que se refletem em algumas de suas publicações, como: “A agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas”; “Agricultura familiar: é preciso mudar para avançar”; e “O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola”.

Está prevista no evento, ainda, a presença do vice-governador do Paraná e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Darci Piana; do diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta; e do presidente da Fetaep, Marcos Brambilla.

A temática do evento está conectada com o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) do Sistema FAEP/SENAR-PR, iniciativa que vem promovendo uma série de estratégias para a formação de novos protagonistas do campo e o estreitamento dos elos do sistema associativo. É por isso que, nesta edição, o foco do encontro estará nos produtores rurais vindos de todas as regiões do Estado. Durante o evento, será reforçada a importância da atuação e mobilização destes produtores para o desenvolvimento dos diversos setores do agronegócio paranaense.

Vencedores do PER

Durante a programação do evento, após o almoço, serão apresentados os 10 projetos finalistas do PER 2019, com o anúncio dos três grandes vencedores desta edição. Como prêmio, eles receberão uma viagem técnica internacional em 2020, com a finalidade de conhecer a realidade do setor e produção agrícolas de outros países. A atração musical de encerramento da festa ficará por conta do cantor Daniel.

Olimpíadas Rurais

Em paralelo ao Encontro, durante a manhã, ocorrerá a etapa final das Olimpíadas Rurais. Um total de 105 alunos dos programas Aprendizagem de Adolescentes (AAJ) e Jovens e Jovens Aprendizes Rurais (JAA), classificados em provas feitas previamente ao longo do ano, vão participar de um circuito de atividades. Serão cinco desafios nas áreas de cálculo e interpretação de textos, contextualizados a partir de problemas nas áreas vistas durante a formação, como silvicultura, agricultura, pecuária, cidadania e meio ambiente. Os grupos classificados de cada região vão disputar prêmios que incluem, além de medalhas e troféus, transmissores de streaming, headphones sem fio, tablets, caixas de som e smartphones.

Leia mais notícias sobre o agronegócio no Boletim Informativo.

imprensa@faep.com.br