Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 28/11/2019 - 09h26
Postado em Destaques, Programa Empreendedor Rural

28/11/2019 09h26 - Postado em Destaques, Programa Empreendedor Rural

Encontro comprova a força do Sistema FAEP/SENAR-PR

Evento reuniu quase 5,5 mil produtores e marcou a união e o protagonismo no campo

Considerado um dos principais eventos do calendário do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, neste ano, foi além: representou um marco histórico, que evidenciou a força da entidade e a união do setor agropecuário. Além de reunir as principais autoridades do Estado, de revelar os vencedores do Programa Empreendedor Rural (PER) e de promover a final da Olimpíada Rural, o evento reuniu quase 5,5 mil participantes de todas as regiões do Paraná – um recorde de público. Realizado em parceria com o Sebrae-PR e com a Fetaep, o encontro terminou em festa, com apresentação do cantor Daniel.

O tom grandioso do evento começou a se desenhar logo no início da manhã, quando dezenas de ônibus estacionavam MOBILIZAÇÃO no Expotrade Convention Center, local do encontro. No total, 104 caravanas de produtores rurais e alunos de programas do SENAR-PR desembarcaram no espaço e, logo, foram acolhidos pela equipe do Sistema FAEP/SENAR-PR. Paralelamente, também chegavam autoridades, como o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e o diretor-presidente da Copel Distribuição S.A., Maximiliano Andres Orfali.

Um dos anfitriões, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou os principais programas realizados pela entidade e celebrou as conquistas do Sistema. Além disso, ele apontou a atualização constante e a união como fatores imprescindíveis para se manter a coesão e o desenvolvimento no campo. “Representatividade, para se transformar em conquistas requer conhecimento e, sobretudo, empenho e união. São nossos objetivos levar o produtor e sua família para dentro do sindicato para que tenham consciência de seus problemas, enxerguem as soluções e saibam como agir”, discursou.

Um dos pontos altos do evento foi o encerramento do PER 2019, oficializado com a revelação dos três projetos considerados os melhores, cujos autores ganhariam uma viagem técnica internacional. Apontado como um dos principais programas de capacitação voltado a produtores rurais, esta edição estava tão disputada que se formaram torcidas organizadas, que apoiaram de forma acalorada cada um dos 10 finalistas (leia a matéria completa sobre os vencedores na página 14).

Em seu discurso, além de destacar a importância do PER para desenvolvimento rural do Paraná, o governador em exercício, Darci Piana, também abordou que a parceria entre as entidades tem sido imprescindível para a evolução do setor agropecuário. Ele mencionou ainda ações, como as viagens técnicas internacionais lideradas pela FAEP, em que produtores do Paraná buscaram conhecimento qualificado em países que são líderes mundiais do agronegócio.

“A gente pode transformar o mundo, como o Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sebrae-PR e a Fetaep estão transformando a nossa agricultura, nessa parceria extraordinária. Eu sou testemunha de que o amigo Ágide Meneguette levou agricultores à França, ao Estados Unidos, ao Canadá, para ver o que estavam fazendo por lá. Esse é o caminho certo”, avaliou Piana. “Quando você tem todos os atores no mesmo caminho, vai muito mais longe (…). Isso tornou a nossa agropecuária a melhor do país, com a melhor produtividade por metro quadrado, transformando nosso produtor em um empresário rural”, acrescentou.

Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae-PR, também ressaltou a importância do PER para a capacitação dos produtores rurais e para a condução das propriedades no campo como empresas, com uma gestão eficiente e com foco no empreendedorismo. Ele destacou o processo de atualização pelo qual o programa passou, se assentando em três dimensões: família, negócio e propriedade.

“O programa ajuda os produtores a desenvolver competências empreendedoras para sua atuação no campo e o desenvolvimento de novos líderes. Já capacitou mais de 31 mil pessoas que, a partir do compartilhamento de experiências e de informações, passaram a olhar de forma diferente para o seu negócio”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, colocou em evidência a necessidade de união das entidades para fortalecer o campo e dar condições efetivas para que as famílias possam desenvolver seus negócios, gerar empregos e ter renda. Na avaliação do líder, uma das chaves está na criação de políticas públicas e de instrumentos de capacitação dos produtores rurais.

“No Brasil, o sindicalismo, no campo e no meio urbano, fez a diferença e conseguiu trazer o Brasil no nível que estamos hoje. Temos políticas públicas trazidas por sindicalistas”, afirmou. “Nós precisamos que os jovens consigam realizar seus sonhos. Para isso, é nosso papel criar oportunidades, criando políticas de fomento. A iniciativa privada tem a missão de continuar pensando no produtor, em geração de renda e oportunidades de trabalho às famílias do campo”, completou.

Protagonismo no campo

Neste ano, o encontro transcorreu sob o tema “Liderança Rural”, com o objetivo de ressaltar a importância da representatividade no campo e abordar as relações entre poder de liderança e iniciativa empreendedora. Em convergência com este foco, o pesquisador Zander Navarro, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia, apresentou uma palestra rica em informações e em conteúdo qualificado, em que compartilhou uma visão clara: que a profissionalização no campo é a chave para o desenvolvimento do setor rural (leia a matéria na página 13).

Além disso, a proposta do evento esteve em sintonia com o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) do Sistema FAEP/SENAR-PR, iniciativa que vem promovendo uma série de estratégias para a formação de novos protagonistas do campo e o estreitamento dos elos do sistema associativo.

Na avaliação do presidente da entidade, Ágide Meneguette, a representatividade do sistema sindical vai além dos níveis estadual e federal: começa na própria comunidade em que o produtor rural está inserido. Por isso, é preciso identificar e formar líderes locais, como forma de estimular o protagonismo do campo.

“Tem que nascer no município, porque é lá que vive e trabalha o produtor e sua família. E é lá, também, que funcionam os serviços básicos de educação, saúde, segurança, transporte, todos com representações em conselhos municipais, nos quais os produtores rurais precisam ter participação ativa”, afirmou.

Seguindo a temática, os discursos de abertura destacaram a importância de se desenvolver e potencializar as capacidades empreendedoras e de protagonismo do produtor rural. Neste sentido, apontaram os programas de capacitação como ponto central neste processo.

“O SENAR-PR faz a diferença na vida das pessoas. Essa é uma parceria de sucesso. Esse empreendimento no campo é fruto da seriedade e do compromisso das entidades que fazem parte de programas, como o PER”, disse Brambilla. “Planejar, agir e inovar exige estudo e o PER tem esse papel de auxiliar o desenvolvimento para que o empreendedorismo ocorra com segurança e confiança”, acrescentou Tioqueta.

Outras atrações

Ao longo do encontro, também foi realizada mais uma edição da Olimpíada Rural. Os cinco times com melhor classificação foram premiados (veja matéria na página 18).

No encerramento, a multidão que participou do encontro pôde apreciar a apresentação do cantor Daniel. Ao lado de sua banda, o astro da música sertaneja interpretou seus principais sucessos, com a participação especial de seu Zé Camilo, pai de Daniel, que cantou ao lado do filho. No fim do espetáculo, Daniel chamou Meneguette ao palco e o presenteou com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Título da Postagem: Encontro comprova a força do Sistema FAEP/SENAR-PR

imprensa@faep.com.br