Sistema FAEP/SENAR-PR

Empreendedores rurais comprovam a força do campo em evento em Curitiba

Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016 reuniu mais de 5 mil produtores e lideranças do agronegócio

Uma parcela significativa do agronegócio paranaense esteve reunida no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (2). Na ocasião, o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR desde 2003, reuniu mais de 5 mil produtores e lideranças do setor para o evento de premiação do Programa Empreendedor Rural (PER) e outras atividades, como a Olimpíada Rural de português e matemática e a palestra com o sociólogo Zander Navarro.

Os produtores e lideranças rurais de praticamente de todos os municípios do Estado foram recepcionados pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que no discurso de abertura do evento, destacou a importância de novas iniciativas para a manutenção do crescimento do agronegócio, nos âmbitos estadual e nacional.

“O que o país mais precisa é o que vocês sabem fazer de melhor: trabalhar, produzir. Mais do que nunca o Brasil precisa de gente consciente que trabalhe, que crie riquezas”, diz Ágide.

O Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016 ainda serviu de palco para o lançamento da Campanha Nacional de Combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikunguya e Zika. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que apresentou detalhes do programa, o evento permite atingir cada município do Paraná, pois os produtores poderão disseminar as informações.

“Esse evento demonstra a força da agricultura que sustenta a balança comercial do país. Esse trabalho do Empreendedor é fundamental para qualificação, profissionalização do produtor rural. Isso permitiu aumentar a produção sem aumentar a área”, destaca Barros.

Parceiro do SENAR-PR no PER, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller, colocou o Programa Empreendedor Rural como uma eficiente ferramenta para qualificar e elaboração de projetos de investimento.

“O programa, com uma metodologia apropriada, desenvolve competências para otimizar os negócios. Na prática, moderniza e cria novos empreendimentos, inovadores e rentáveis, na realidade rural”, aponta Mueller.

Além do desenvolvimento de competência, Vitor Tioqueta, diretor superintendente do  Sebrae, colocou o Empreendedor Rural para o surgimento e desenvolvimento de novos líderes. “O Empreendedor Rural, que já ocorre em outros 24 Estados, valoriza o trabalho no campo, discute temas fundamentais de importância econômica e política e apoia o desenvolvimento de novos líderes no campo”, diz.

Na sequencia, o público que lotou as dependências do Expotrade Pinhais assistiu a apresentação do pesquisador da Embrapa Zander Navarro, sobre “A situação atual e o futuro próximo da agricultura e das regiões rurais do Brasil”. Na ocasião, o sociólogo colocou o Paraná como uma referência para o Brasil quando o assunto é agronegócio.

“Quando analisamos os dados econômicos, o Paraná é um orgulho. O Estado precisa continuar nesta trajetória. Se o Brasil organizasse a agropecuária como o Paraná faz, não estaria vivendo essa recessão”, colocou Navarro.

Histórico

Criando em 2003 no Paraná, mais de 22 mil produtores rurais tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e competências como empreendedores para melhorar suas atividades por meio do Programa Empreendedor Rural. Em função do sucesso, o PER foi estendido para outras regiões do país em 2007. Atualmente, é oferecido em 23 Estados e no Distrito Federal.

Desde 2012, o SENAR-PR também passou a oferecer o Programa Empreendedor Rural via internet – o Empreendedor à Distância. Com foco no planejamento estratégico, o curso com 40 horas é dividido em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio