Sistema FAEP/SENAR-PR

Empreendedores na estrada

Como prêmio, vencedores do Programa Empreendedor Rural 2015 realizam viagem técnica para o Uruguai

Criado pelo SENAR-PR em parceria com o Sebrae desde 2003, o Programa Empreendedor Rural (PER) tem como objetivo contribuir para que seus participantes trabalhem competências – técnicas e humanas – necessárias para desenvolver um empreendimento. No final do ano, os melhores projetos são premiados num grande evento que reúne milhares de produtores rurais em Curitiba.

Quem pensa que após a premiação o trabalho se encerra está muito enganado. Além de as atividades do PER continuarem no ano seguinte capacitando novos empreendedores, os autores dos três projetos vencedores recebem como prêmio uma viagem técnica, onde o aprendizado continua.

Foi o que aconteceu no último dia 6 de maio, quando os vencedores da edição 2015 do PER, Aline Bonk, Flávia Smulek e o casal Márcio e Rossana Manfredini partiram para o Uruguai com objetivo de conhecer propriedades e empresas que tenham relação com a atividade que desenvolvem nos seus municípios. O roteiro da viagem levou em conta os projetos que foram desenvolvidos pelos vencedores no PER, de modo a dar continuidade ao programa através de visitas técnicas. Deste modo, Aline, que desenvolveu um projeto na área de piscicultura, pôde conhecer uma propriedade uruguaia onde existe a criação de peixes e lagostas.

Flávia, que tratou de pecuária leiteira no PER, pôde visitar agroindústrias de laticínios, e o casal Manfredini conheceu uma fazenda de pecuária de corte, mesmo tema que trabalharam em seu projeto vencedor. Ao todo foram cinco visitas em dez dias de viagem. Os vencedores do PER foram acompanhados pelo supervisor do SENAR-PR da Regional de Matelândia, Francisco Pelição. Além das visitas técnicas os paranaenses também puderam fazer turismo em Montevidéu, onde estavam sediados, e Punta Del Leste. Afinal, trata-se Como prêmio, vencedores do Programa Empreendedor Rural 2015 realizam viagem técnica para o Uruguai de uma premiação.

Clique aqui e leia a matéria completa no Boletim da FAEP

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio