Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 09/06/2014 - 11h09
Postado em Agronegócios, Exportações, Grãos, Notícias, Soja

09/06/2014 11h09 - Postado em Agronegócios, Exportações, Grãos, Notícias, Soja

Embarques de soja consolidam o Brasil na liderança mundial do setor

Portos do país vão exportar 48,5 milhões/t na safra 2013/2014, superando estimativa dos EUA

Carregamento - Soja - Ship LoaderCom uma estimativa de embarque de 48,5 milhões de toneladas de soja nos portos do país, referente à safra 2013/14, o Brasil deve consolidar a liderança mundial nas exportações da oleaginosa, ficando à frente dos EUA, com 43,2 milhões de toneladas, de acordo com a Expedição Safra.

No último ciclo, após a quebra da safra norte-americana, o Brasil assumiu pela primeira vez a posição. Contudo, após a estiagem que castigou as lavouras brasileiras neste começo de ano, havia indefinição se o país conseguiria manter o posto.

“Nos últimos dez anos, a produção nacional de soja cresceu 67%. Por outro lado, as exportações quase dobraram, tiveram aumento de 95%”, explica o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Para ele, a tendência é que a participação brasileira no mercado internacional de grãos continue crescendo.

De acordo com os indicadores do projeto, para os próximos anos, o Brasil deve ultrapassar 50 milhões de toneladas nas exportações e superar 60 milhões de toneladas até 2020. Nesse mesmo horizonte, a previsão do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é que os embarques norte-americanos oscilem entre 44,6 e 48,7 milhões de toneladas da oleaginosa.

A Expedição percorreu, nesta safra, mais de 60 mil quilômetros em 14 estados brasileiros, nos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em seguida, as equipes do projeto visitam os portos do Arco Norte do Brasil, para discussões e reportagens sobre logística e infraestrutura, e irão até a África, em um roteiro especial que investigará potencial e demanda do continente africano.

Fonte: PortosMA – 09/06/2014

Título da Postagem: Embarques de soja consolidam o Brasil na liderança mundial do setor

imprensa@faep.com.br