Sistema FAEP/SENAR-PR

Emater recebe profissionais aprovados em concurso

Extensionistas prestarão assistência técnica e articular políticas locais para o fortalecimento da agropecuária no Estado

Em qualquer plano para o desenvolvimento do setor agropecuário, a necessidade de assistência técnica atuante e de qualidade é fundamental. Além da orientação prestada aos produtores, muitas vezes, o extensionista rural acaba assumindo um papel de organizador e articulador local de políticas e ações para o desenvolvimento no campo.

Desta forma, a recente contratação de 315 novos extensionistas do Instituto Emater, aprovados em concurso público, é de grande importância. Os profissionais já estão assumindo seus postos no interior do Estado, reforçando a estrutura de campo que atua diretamente com o produtor rural.

De acordo com o diretor presidente da entidade, Richard Golba, apesar de numerosa, a nova contratação não elevou os custos para o Estado. Isso porque, após o concurso, aconteceu um programa de demissão voluntária, ao qual aderiram 444 servidores das áreas técnica e administrativa, em final de carreira e com salário comparativamente mais altos.

“A saída deste pessoal aliviou a folha de pagamento e abriu espaço no orçamento destinado por lei à Emater. Desta forma, esta economia real viabilizou a contratação de 315 extensionistas com salários de início de carreira. Sem acréscimos de custo para o tesouro estadual e gerando uma economia de mais de R$ 2 milhões por mês”, afirma Golba.

Vale destacar que estes novos profissionais estão lotados nos escritórios municipais da entidade no Interior do Estado, ou seja, mais próximos do dia-a-dia dos produtores rurais. Além disso, eles vêm com entusiasmo e disposição para iniciar uma carreira na extensão rural. “Isso criou uma nova vibração para o Instituto Emater. São profissionais muito preparados, aprovados num concurso público muito concorrido. Muitos deles com experiência profissional, com pós-graduação [especialização, mestrado e/ou doutorado]”, completa o dirigente da entidade.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio