Sistema FAEP/SENAR-PR

Em visita a FAEP, Hiraiwa garante continuidade das parcerias com entidades do setor

Novo secretário de Agricultura conheceu programas que vem sendo desenvolvidos conjuntamente pelos setores público e privado na área do agronegócio

O novo secretário de Estado da Agricultura, George Hiraiwa, esteve na sede da FAEP, em Curitiba, na última quarta-feira (2), onde se reuniu com a direção da entidade para debater sobre os desafios e projetos que lhe aguardam frente a uma das pastas mais importantes do governo do Paraná. Na ocasião, Hiraiwa pôde conhecer programas e iniciativas desenvolvidos em conjunto pelos setores público e privado, iniciados em gestões anteriores. A continuidade destes, como o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água no Paraná (Prosolo) e o programa Pecuária Moderna, ambos encampados em conjunto pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e o poder público estadual, é dita como estratégica para o desenvolvimento do agronegócio paranaense. “Ainda estou tomando conhecimento. O primeiro passo é dar andamento aos projetos em parceria com a FAEP, Ocepar e toda as entidades que atuam nesses processos”, afirmou.

Outro tema bastante discutido durante a visita foi a questão sanitária. Hoje o Paraná luta para conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Para atingir esse objetivo existe uma série de etapas que devem ser cumpridas para que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), bem como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheçam o Estado como território livre da doença sem vacinação.

Na ocasião, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, entregou ao novo secretário um documento com centenas de assinaturas de sindicatos rurais, cooperativas e outras entidades representativas do agronegócio solicitando a antecipação do reconhecimento do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação. Esse mesmo documento já havia sido entregue ao então governador Beto Richa, em outubro do ano passado.

Também participaram da reunião o diretor financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, o diretor secretário da entidade, Livaldo Gemin, os assessores da presidência Carlos Augusto Albuquerque e Antônio Poloni, o diretor executivo do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi, e o diretor geral da Seab, Otamir Cesar Martins.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio