Sistema FAEP/SENAR-PR

Em parceria com granja Real, AAJ contribui para formação de jovens

Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens foi realizado em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná

Aliar o conhecimento à prática é o diferencial de uma boa formação profissional. Além disso, mais do que formar pessoas em termos de conhecimentos técnicos, é fundamental que os novos profissionais desenvolvam suas habilidades e competências pessoais. Essa é a essência do Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), iniciativa do SENAR-PR que contribui para a inclusão deste público no mercado de trabalho.

Uma das capacitações do AAJ acontece na granja Real, no município de Pato Branco, região Sudoeste do Paraná, onde jovens de 14 a 18 anos têm a oportunidade de vivenciar a rotina do setor avícola. Os alunos passam por uma formação teórica de 400 horas, para, em seguida, darem início à prática profissional, com a mesma carga horária.

Segundo a instrutora do AAJ Vandressa Michele Mackievicz, as atividades práticas concretizam a teoria trabalhada em sala de aula e permitem uma oportunidade de emprego na avicultura pela experiência nos setores da empresa. “A prática envolve várias dinâmicas, estimulando o trabalho em equipe de forma lúdica para que o aprendizado se torne algo prazeroso e desperte o interesse dos jovens”, aponta.

Na turma deste ano, uma das atividades realizadas foi a confecção de maquetes, retratando a cadeia de produção de aves (matrizes e frango de corte). No trabalho, os alunos representaram a estrutura de uma granja, aplicando conceitos de produção sustentável e de acordo com os fatores de biossegurança exigidos pelas legislações sanitária e ambiental.

As maquetes foram apresentadas para toda a empresa, ação que, segundo a instrutora, é importante para que os alunos se sintam valorizados e incluídos. Presente na apresentação, o diretor comercial da granja Real, Emerson Sanches, destacou o trabalho realizado pela turma. “Por meio da apresentação dos trabalhos pelos alunos, ficou evidente que a proposta e a metodologia adotada proporcionaram um momento ímpar na formação de seus conhecimentos”, disse.

Segundo o monitor das turmas do AAJ Joelcio da Silva, a empresa sempre busca que todos os funcionários se envolvam nas atividades realizadas pelos alunos, para que o trabalho seja feito, efetivamente, em conjunto. “Procuramos estar envolvidos e à disposição para colher os frutos na empresa e para que eles tenham bons resultados. Os alunos conhecem todos os setores e participam das atividades da nossa rotina de forma adaptada. Por isso, conseguimos aproveitar bem e contribuir para a evolução pessoal e profissional dos jovens”, enfatiza.

Ainda que o programa desenvolvido em parceria com a granja Real seja focado na avicultura, os alunos recebem uma formação pessoal que os prepara para o mercado de trabalho também em outros setores. “Por mais que queremos que muitos fiquem, às vezes eles têm outros sonhos e querem seguir outro rumo, mas é gratificante saber que fizemos parte da caminhada”, afirma Silva. Por outro lado, ex-alunos que passaram pelo programa, posteriormente, procuram o primeiro emprego na empresa. “É o reconhecimento de um trabalho bem feito”, complementa o monitor.

Leia mais matérias do agronegócio no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio