Sistema FAEP

Em meio a recorde de incêndios, Sistema FAEP contrata instrutor para cursos de prevenção e combate

Mais de 13 mil ocorrências foram registradas no Paraná em 2024. Inscrições para edital encerram em 10 de fevereiro

No último ano, o Paraná registrou 13.720 ocorrências de incêndios florestais, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Esse número é recorde histórico, acima dos 10.835 casos em 2019 e 10.648 incidentes em 2021. Para contribuir no enfrentamento deste cenário alarmante, o Sistema FAEP lançou edital para credenciamento de instrutores nos cursos de prevenção e combate a incêndios florestais e no meio rural. As inscrições estão abertas até 10 de fevereiro.

Profissionais com ensino superior em Engenharia Florestal têm preferência, e formações complementares, como especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho ou cursos de bombeiro civil, são diferenciais. Além disso, os candidatos devem comprovar experiência em projetos e ações de combate a incêndios florestais e prática docente na área. Conhecimentos em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e primeiros socorros também serão considerados diferenciais.

As inscrições devem ser realizadas mediante envio do formulário preenchido e da documentação exigida, disponível na seção de Editais do site do Sistema FAEP. O credenciamento é exclusivo para pessoa jurídica com vínculo empregatício comprovado entre os profissionais indicados e as empresas. Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas não estão aptas a participar.

O processo seletivo inclui triagem de currículos, provas técnica e pedagógica (remotas), capacitação técnica presencial e avaliação técnico-pedagógica presencial. Os instrutores credenciados poderão ser convocados para atender demandas em qualquer município do Paraná.

Sobre os cursos

As capacitações do Sistema FAEP são voltadas para produtores e trabalhadores rurais ligados a empresas, agroindústrias e entidades parceiras. O objetivo é formar brigadistas ambientais para atuar com segurança no combate a incêndios florestais e rurais.

A carga horária inicialmente prevista para o curso “Trabalhador em florestamento e reflorestamento – prevenção e combate aos incêndios florestais” é de 16 horas, com foco em conceitos básicos, prevenção, combate e prática de campo. Já o curso “Trabalhador em florestamento e reflorestamento – prevenção e combate aos incêndios no meio rural” terá 24 horas de duração, incluindo conteúdos adicionais, como prática com caminhão-pipa e teoria e prática de primeiros socorros.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio