Sistema FAEP

Em Guarapuava, lideranças rurais e políticas avaliam situação das estradas vicinais

Iniciativa da CNA com apoio do Sistema FAEP está percorrendo oito regiões do Brasil para promover diagnóstico dessas vias

As estradas vicinais, vias secundárias normalmente sem cobertura asfáltica localizadas no interior dos municípios, são fundamentais para o escoamento da produção agropecuária. Por causa disso, um grupo de 50 pessoas, entre produtores rurais, lideranças políticas e especialistas em logística, esteve reunido no Sindicato Rural de Guarapuava, no dia 27 de março, para tratar da situação das vias.

Encontro reuniu 50 pessoas no Sindicato Rural de Guarapuava, no dia 27 de março

A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio do Sistema FAEP, está mapeando e fazendo o diagnóstico destas estradas em oito microrregiões do país, inclusive Guarapuava, na região Centro-Sul no Paraná. O trabalho é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), que desenvolveu uma metodologia para avaliação das estradas vicinais capaz de categorizar a qualidade das vias analisadas. Essa análise leva em consideração a qualidade das estradas e o fluxo de veículos.

“Os governos federal e estadual liberam recursos para a logística, mas nem sempre sabem os locais com maior necessidade. Por meio desse diagnóstico, o Sistema FAEP e a CNA vão ajudar na identificação das situações que merecem mais atenção. Esse levantamento é um direcionador”, ressalta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O debate envolveu os usuários das estradas vicinais, entre produtores rurais e representantes do setor de transportes. Posteriormente, o grupo realizou uma visita in loco as estradas vicinais da região de Guarapuava para observar as condições de trafegabilidade.

Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava

“A ideia com esse levantamento é subsidiar a CNA, que deve compilar esses dados e levar aos órgãos competentes em Brasília para a busca de soluções para essas estradas”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho. “A classe política precisa entender a importância das estradas vicinais, que servem para transportar a produção agropecuária, mas também para que a família do campo possa ter acesso a saúde e educação, permitindo qualidade de vida”, completa o dirigente.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio