Sistema FAEP

Doação de terras: quem deve declarar o ITR?

Já fez a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR)? O prazo termina no dia 30 de setembro e o atraso gera uma multa de R$ 50,00.  O técnico Altevir Getúlio de Goes, do Departamento  Sindical do Sistema FAEP, tira as suas principais  dúvidas na hora de fazer a declaração.

Em relação à doação de terras, por exemplo, quando o pai doa uma propriedade ao filho, o qual detém o usufruto desta área ainda em atividade, quem deve fazer a declaração do ITR?

De acordo com decreto 56.792/65, artigo 36, que o ITR deverá ser declarado em nome do usufrutuário, que neste caso é o pai.

Quais as áreas consideradas como utilizadas para exploração de atividade granjeira ou aquícola?

As áreas utilizadas para a atividade granjeira ou aquícola são aquelas ocupadas com benfeitorias, construções e instalações destinadas ou empregadas diretamente na criação suínos, coelhos, bicho-da-seda, abelhas, aves, peixes, crustáceos, répteis e anfíbios, entre outros. No caso da criação de avestruzes e emas, por exemplo, além da área de benfeitorias, a atividade também poderá ser enquadrada pelo total da área utilizada para a criação destes animais.

Ouça o áudio, clique aqui

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

4 comentários

  • Boa Noite ! Um pai desmembrou sua propriedade rural e doou através de escritura pública (USOFRUTO) para seus filhos e neto. Cada um deve agora tirar seu ITR ou fica valendo do pai para todos ? (Já que está em usofruto)

    • Bom Dia Senhora Ana, tudo bem?

      Primeiro, obrigado pelo seu contato.

      Em relação a sua dúvida, se o imóvel continua na escritura com usufruto para o pai, deve permanecer o cadastro em nome do pai. Só vai em nome para os filhos quando houver falecimento e cancelar o usufruto na matrícula.

      Ainda, qualquer coisa, o sindicato rural da sua cidade também pode ajudar.

      Seguimos à disposição.

  • Prezados senhores,
    Eu e minha esposa doamos uma terra de 3,7 ha a dois filhos , com usufruto vitalício. De acordo com decreto 56.792/65, artigo 36, o ITR deverá ser declarado em nome do usufrutuário, que no caso sou eu
    Entretanto, gostaria de orientação quanto ao percentual de cada um
    Obrigad0
    James Cleudes Guarilha Custodio

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio