Sistema FAEP/SENAR-PR

Diretoria da FAEP participa de oito encontros dos núcleos regionais

Eventos permitiram compartilhar as ações realizadas ao longo do ano e ouvir as demandas locais

Ao longo da semana de 7 a 11 de novembro, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguete, e o diretor secretário, Livaldo Gemin, acompanhados de técnicos da FAEP, percorreram 1,7 mil quilômetros no Paraná para participar das reuniões dos núcleos regionais dos sindicatos rurais. Em cada ocasião, presidentes e diretores dos sindicatos rurais, representantes de empresas, cooperativas e produtores puderam se informar sobre o andamento de muitas das pautas de trabalho, ações e conquistas realizadas pelo Sistema FAEP/ SENAR-PR ao longo de 2016 em prol dos interesses dos produtores rurais.

A comitiva esteve em Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Umuarama, Paranavaí, Ibiporã e Ivaiporã. No total, os oito encontros reuniram mais de 450 lideranças sindicais. “Foi um ano complicado, bastante difícil. Mesmo assim conseguimos caminhar bem e atingir bons resultados. Precisamos continuar trabalhando para defender os interesses do setor, para que o produtor colha resultados positivos, e não prejuízos”, destaca Ágide Meneguette. “As reuniões foram organizadas para levarmos as informações em primeira mão aos nossos associados. Uma ótima oportunidade para mostrar o andamento das coisas e para o produtor ficar informado sobre assuntos de interesse geral, como as questões ambientais”, complementa.

As reuniões também serviram para uma apresentação detalhada de assuntos ambientais e jurídicos. A engenheira-agrônoma do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP, Carla Beck, apresentou as principais questões sobre o Meio Ambiente como a situação atual do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA), a situação dos cartórios de registros de imóveis, recomendações em relação à atuação da Polícia Ambiental e o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná. “[Meio ambiente] é um ponto delicado que envolve a produção. As exigências vivem mudando. O evento permitiu esclarecer o que está acontecendo e o que precisa ser feito para que ninguém fique fora da lei”, frisa o produtor Cláudio Marques de Azevedo, com propriedade de grãos e pecuária em Campina do Simão.

O agricultor Ari Antonio Reisdoerfer, de Clevelândia, se sentiu um pouco mais seguro em relação ao CAR. “Pelo que escutei aqui, não cometi erros graves quando fiz o cadastro. Não precisarei refazer. Mas só pude ter essa certeza após assistir a palestra”, diz.

Leia a matéria completa, inclusive com o testemunho de diversos presidentes de Sindicatos Rurais que participaram das reuniões, aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio