Sistema FAEP/SENAR-PR

Dia da Mulher: elas fazem o agro girar

Conheça histórias inspiradoras de mulheres que integram as engrenagens do setor que leva o Brasil adiante

Preparar a terra para o plantio, indicar o melhor defensivo para as lavouras, controlar a qualidade dos grãos de uma cooperativa, transportar produtos para o porto e controlar todo o fluxo de veículos e navios do segundo maior terminal do Brasil. Essas são atividades ainda consideradas, por parte das pessoas, para o exercício dos homens. No Dia Internacional da Mulher, no entanto, o Sistema FAEP/SENAR-PR traz histórias de cinco mulheres que fazem diariamente essas tarefas. Em cada elo da cadeia produtiva, elas representam milhões de brasileiras, peças fundamentais das engrenagens do agronegócio, responsável por levar o país adiante.

Exemplos esses que traduzem o que números têm mostrado cotidianamente. O protagonismo da mulher sempre esteve presente na atividade, mas se tornou mais evidente nos últimos anos, quando começaram a aparecer no noticiário, pesquisas e trajetórias inspiradoras. A Associação Brasileira de Marketing Rural, por exemplo, aponta que, em 2017, 30% dos cargos de comando na área eram ocupados por mulheres (há cinco anos, o índice era de 10%). E se engana quem pensa que as mulheres das histórias a seguir são exceção.

No campo, nas estradas, nos escritórios, nos pátios e onde mais haja agro, lá estarão elas. É o que mostra o estudo “Todas as Mulheres do Agronegócio”, realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O levantamento, apresentado no 2º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio em 2017, sinaliza que o universo de mulheres do agro é composto por 59,2% de sócias e/ou proprietárias, 30,5% funcionárias e/ou colaboradoras e 10,4% ocupam cargos de diretoria, gerência, administração ou coordenação.

Conheças as cinco histórias de mulheres, de diversos elos da cadeia produtiva do agronegócio, aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio