Sistema FAEP/SENAR-PR

Demanda firme reduz impacto de acordo EUA-China para frango e suíno do Brasil

Ricardo Santin, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), avalia que mercado é maior do que brasileiros e americanos podem oferecer juntos

O acordo comercial entre China e Estados Unidos deve ter um efeito pouco relevante sobre as exportações de carne suína e de frango do Brasil para o país asiático. A avaliação é do diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

O executivo destaca que o acordo assinado na quarta-feira (15/1) traz mecanismos de facilitação de comércio. Segundo ele, a concorrência tende a aumentar, mas acontecerá em um cenário de demanda maior do que brasileiros e americanos podem oferecer juntos.

“Há efeitos, mas não são relevantes frente ao ambiente desse mercado. O acordo não fala de tarifas e está dentro de um ambiente de demanda maior que a oferta global. A demanda é maior que a capacidade brasileira e americana de oferecer. Tem lugar para todo mundo nesses próximos dois ou três anos. Mais adiante, são conjecturas que não cabe avaliar agora”, analisa Santin.

A China foi atingida por uma grave epidemia de peste suína africana (PSA) que, de acordo com a FAO, agência da ONU para Agricultura e Alimentação, levou à morte de mais de 7,8 milhões de animais na Ásia. Em meio a este cenário e à guerra comercial entre chineses e americanos, o Brasil ganhou espaço no mercado do país asiático.

Matéria completa: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio