Sistema FAEP/SENAR-PR

Custos de Produção da Avicultura do Paraná

Quando o assunto é custo dos aviários é sempre melhor dois do que um

Por Celso Doliveira – médico-veterinário do DTE/FAEP

Elaborado em abril deste ano pela FAEP, o levantamento de custos de produção da avicultura de corte do Paraná, abrangeu as oito principais regiões produtoras do Estado. O trabalho levantou informações de 45 tipos diferentes de aviários.

Os custos de produção são calculados a partir do levantamento de informações como indicadores técnicos e de preços de instalações e equipamentos, que são obtidos em painéis de especialistas realizados nas regiões produtoras. Vale ressaltar que, nesse ano, esses painéis tiveram uma maior participação de produtores, técnicos das agroindústrias, fornecedores de equipamentos. Também participaram técnicos das instituições financeiras que avaliam projetos para liberação de créditos aos produtores integrados. Essa participação garantiu maior credibilidade das informações utilizadas nos cálculos.

Clique aqui e acesse o estudo na íntegra

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio