Sistema FAEP/SENAR-PR

Custo dos insumos é 30% maior no Brasil do que no Mercosul

O gasto reflete diretamente no valor final do produto brasileiro, tirando a competitividade no mercado, defendem entidades do agronegócio

O custo dos principais insumos é 30% maior no Brasil frente à média do Mercosul, aponta comissão formada por representantes do setor produtivo. O grupo apresentou as demandas sobre entraves para a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e representantes da área econômica. De acordo com a entidade, muitos defensivos, por exemplo, são feitos aqui no país e exportados para os vizinhos com tributações diferenciadas.

O economista da Farsul, Antônio da Luz, explica que elevar os custos reflete diretamente no valor final do produto. “Só que nem sempre o comprador interno ou externo está disposto a pagar mais caro. Como é que vamos competir em um mundo que subsidia a produção, tributando a nossa?”, questiona.

A comitiva sinalizou que o Brasil precisa tornar o comércio interno mais justo, para que os produtos agrícolas sejam competitivos dentro e fora do país. “Temos uma perspectiva muito boa com relação com esse governo. Que a gente consiga avançar nesses quesitos e que tenhamos uma condição melhor de igualdade e competitividade”, declara o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Alexandre Velho.

Para o leite, setor que teve a crise acentuada pelas importações recentes do Uruguai e Argentina, fica a expectativa para o ano que vem de compras governamentais e a delimitação de cotas para os vizinhos do Mercosul.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), o que os produtores querem é previsibilidade de quanto novos volume vão entrar. “Não que aconteça como foi agora: em dois meses entrou o dobro do ano passado. Foi a 18 mil toneladas”, afirma.

Fonte: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio