Sistema FAEP

  Manejo integrado de pragas no morango

O que você irá aprender

O morangueiro tem mais de 20 espécies de pragas com potencial de causar danos à cultura, mas, felizmente, o produtor pode contar com várias possibilidades de controle destas pragas, como outros insetos, microrganismos, plantas repelentes, armadilhas e defensivos agrícolas. Estas ferramentas fazem parte do MIP – Manejo Integrado de Pragas, que, apesar de empregado mais frequentemente em grandes culturas, pode ser aplicado em qualquer cultura agrícola, inclusive no morangueiro. Destinado à produtores e trabalhadores da cultura, neste curso, o participante aprenderá a diferenciar as pragas dos organismos benéficos, além das técnicas de monitoramento e amostragem que irão definir quando entrar com medidas de controle. A metodologia deste curso envolve encontros teóricos e aulas práticas de monitoramento acompanhado pelo instrutor na propriedade de cada participante. Os cursos do SENAR-PR são gratuitos e com entrega de certificado ao aluno.

Público-alvo

Trabalhadores rurais

Produtores rurais

Familiares (integrantes da família do produtor rural)

Conteúdo Programático

- Conceitos básicos e importância do manejo integrado de pragas;
- Principais pragas do morangueiro;
- Principais inimigos naturais das pragas do morangueiro;
- Amostragem e monitoramento de pragas e inimigos naturais;
- Nível de dano econômico;
- Manejo e controle das pragas do morangueiro;
- Uso do caderno de campo.

Carga Horária: 24 horas.

Vagas: 8 a 24 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ser alfabetizado

Observações

- Este curso pode ser disponibilizado APENAS para participantes que dispõe de uma área com plantio de morangueiro, em estufa ou em solo, para realização do monitoramento.
- O curso acontece da seguinte forma: 16 horas de aula teórica em grupo; 2 horas de monitoramento individual acompanhado do instrutor em cada propriedade; intervalo de uma semana onde o participante deverá realizar o monitoramento sozinho; 2 horas de monitoramento individual acompanhado do instrutor em cada propriedade; intervalo de uma semana onde o participante deverá realizar o monitoramento sozinho; 4 horas teóricas em grupo para tirar dúvidas e discutir os resultados. Observar o arquivo Cronograma MIP morangueiro em documentos da etapa.

Materiais necessários

Área com produção de morango, no mínimo uma estufa, ou plantio em solo equivalente (350 m2).

Não encontrou o curso?

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

-

-

-

Boletim no Rádio