Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso inédito impulsiona turismo rural em Sapopema

Formação foi desenvolvida pelo SENAR-PR, a partir de demanda do Sindicato Rural de Sapopema

Nem só de agricultura e pecuária vive o meio rural. A paisagem bucólica que parece trivial para quem vive no campo, encanta os seres urbanos, que, cada vez mais, buscam desfrutar um pouco das belezas naturais do interior do Estado. Não é de hoje que o turismo se revelou uma opção interessante, seja para complementar a renda do produtor rural ou para se tornar a principal atividade de uma propriedade. Em qualquer dos casos, é preciso avaliação, planejamento e capacitação. É aí que entra o SENAR-PR, que oferece diversos cursos na área do turismo rural.

Como a atividade rural está em constante transformação e o SENAR-PR acompanha estas mudanças, recentemente foi realizado um curso feito sob medida para atender a uma demanda do Sindicato Rural de Sapopema, na região do Norte Pioneiro do Estado, município que tem como vocação o turismo de aventura. A capacitação aconteceu em junho de 2018 e formou 14 pessoas. O resultado foi uma formação sob medida, que levou em conta as características do turismo oferecido na região.

Segundo a técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR Daniella Sgarioni, este tipo de capacitação não consta no catálogo de cursos comumente ofertados. Os produtores, trabalhadores e famílias envolvidas com o turismo na região já haviam participado de outras capacitações oferecidas pelo SENAR-PR na linha do turismo rural.

A atuação do Sindicato de Sapopema foi essencial para viabilizar o atendimento desta demanda específica. No projeto enviado ao SENAR-PR, o sindicato indicou o especialista em turismo de aventura e se propôs a arcar com 50% dos honorários. “Quando o projeto expressa claramente a necessidade do produtor rural, ficamos mais perto de atender o cliente do SENAR-PR com o que ele quer e precisa. É fundamental somar forças do SENAR-PR com o sindicato para atender esse objetivo”, explica Daniella.

Mais do que explorar o potencial turístico da região, o novo curso deu suporte a uma atividade que andava carente de formação técnica adequada. “Infelizmente, aqui em Sapopema não tem curso próximo para guia turístico. Cidade pequena, baixo IDH, as pessoas não têm condições de sair daqui para fazer curso. Já tinha gente trabalhando no turismo, mas não tinham nenhuma noção de como atender o turista”, observa Augusto Gonçalves dos Santos, que participou do curso e atua na Secretaria Municipal de Turismo.

Na opinião de Santos, os alunos saíram da iniciativa “maravilhados”. “Às vezes são coisas pequenas, desde o modo de receber o turista, como se portar, quais informações fornecer. Foi muito válido”, considera.

Segundo a mobilizadora do Sindicato Rural de Sapopema, Gabrielle Buachaki, a instituição já realizou outros cursos do catálogo do SENAR-PR nesta área, como o “Turismo Rural e Oportunidade de Negócios”. “Fizemos três turmas em 2016 e 2017 e o resultado foi muito bom. Mas faltava uma alternativa voltada para a questão do turismo de aventura”, avalia.

O curso do SENAR-PR teve duração de 32 horas distribuídas em três dias de atividades. No último encontro, os participantes acamparam no cume do Pico Agudo, onde vivenciaram a experiência que será buscada pelos turistas, de modo a compreender melhor o serviço que irão ofertar. “Acampamos, fizemos café, jantar, nos viramos, vivemos na prática”, lembra Santos.

Veja a matéria completa no Boletim Informativo.

 

 

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio