Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 06/04/2016 - 09h14
Postado em Destaques, Soja

06/04/2016 09h14 - Postado em Destaques, Soja

Curso de Introdução ao Mercado de Soja

A França Junior Consultoria realiza mais dois Cursos de Introdução ao Mercado de Soja, nos dias 13 e 14 de abril em Curitiba/PR, e nos dia 27 e 28 de abril em Cascavel, com vagas limitadas

A França Junior Consultoria realiza mais dois Cursos de Introdução ao Mercado de Soja, nos dias 13 e 14 de abril em Curitiba/PR, e nos dia 27 e 28 de abril em Cascavel, com vagas limitadas. O encontro tem como objetivo básico dar subsídios introdutórios, através da analise fundamentalista, ao entendimento do processo de comercialização da soja no Brasil. A abordagem será feita tendo sempre a ótica do mercado, envolvendo as duas pontas do processo, ou seja, a produção e o consumo, destacando os principais pontos de composição da oferta e da demanda a nível mundial e nacional, e sua interpolação com o processo de negociação.

Os cursos serão ministrados pelo consultor Flávio Roberto de França Junior, economista pela Universidade Federal do Paraná, que atua há 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. Por 25 anos foi Analista Sênior e Diretor de Conteúdo da Consultoria SAFRAS & Mercado, e agora é Diretor Responsável da França Junior Consultoria, com centenas de palestras e cursos de comercialização realizados por todo o país e América Latina.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.francajunior.com.br, pelos telefones 51.3126.1911 ou 51.9743.8367 e pelo email solange@francajunior.com.br. Valor do investimento R$ 1600,00.

PROGRAMA
DIA 1
– CONCEITOS INICIAIS
A formação dos preços através do mercado FOB, a importância da CBOT/CME, o peso dos fun-damentos e do mercado financeiro no mercado de futuros
– ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS DE OFERTA
– ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS DE CONSUMO
– AS TENDÊNCIAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS NA CBOT
– PRÊMIO DE EXPORTAÇÃO
– TAXA DE CÂMBIO
– SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO – MERCADOS FÍSICO E A TERMO
– AS PLANILHAS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS
A paridade de exportação (mercado físico), a paridade para fixação de preços futuros (mercado a termo) e o crush margin ou margem de esmagamento (mercado físico)

– O MERCADO FUTURO – PARTE 1
Diferenças entre o Mercado a Termo e o Mercado Futuro, Hedge, Short Hedge e Long Hedge, Lei do Hedge e Lei da convergência, Ajuste diário, Performance Bond (Margem de Garantia), Formas de Liquidação, Modelos de operação na CBOT e na BM&F.

DIA 2
– O MERCADO FUTURO – PARTE 2
O conceito de base e o risco de base, Hedge de compra e venda com base variável, simulação de operação de Hedge na BM&F, operação de Barter utilizando mercado futuro, Roll Over (rolagem de hedge), Spread e Arbitragem, Operação de trava com prêmio sintético
– MERCADO DE OPÇÕES – INTRODUÇÃO
Definição e tipos de opções, Prêmio, Strike Price, Call e Put, Fatores que afetam o preço das opções, Precificando uma opção – Valor Intrínseco e Valor Tempo, Opções – ITM, ATM e OTM, Operações básicas de opções de compra e de venda, Operações de Barter utilizando opções de BM&F e CBOT
– ANÁLISE TÉCNICA – INTRODUÇÃO
Conceitos e diferença entre Análise Técnica e Análise Fundamental, Princípios, Tipos de gráficos, Períodos, Topos e Fundos, Tendências e Acumulação, Linhas de Tendência, Suporte e Resistên-cia, e Fibonacci

Título da Postagem: Curso de Introdução ao Mercado de Soja

imprensa@faep.com.br