Sistema FAEP/SENAR-PR

Criação da 1° cooperativa no Paraná abre geração distribuída de energia renovável

Empreendimento paranaense foi criado este ano. Modelo regulatório de geração distribuída começa a se estabelecer no Brasil.

A biomassa será o combustível da primeira cooperativa de geração distribuída de energia renovável do Paraná. A Cooperativa de Energia Paraná 1 vai inaugurar um novo momento na legislação regulatória da geração energética no país. Fundado em janeiro de 2017, o empreendimento da Ecoperativas – Cooperativas de Energia ainda não está em operação, mas já é inovador ao propor um novo modelo de negócio, que pode viabilizar a mini e micro geração distribuída de energia, como aquela que ocorre dentro das propriedades rurais por meio de biodigestores, que processam resíduos animais e vegetais para geração de biogás.

Entre 2009 e 2012, era possível vender a energia excedente gerada na propriedade, recebendo um valor fixo por kWh injetado na rede da empresa concessionária de energia elétrica. Esta era uma possibilidade interessante, por permitir a remuneração dos produtores de energia renovável. No Paraná, um dos casos mais conhecidos do uso deste modelo foi na Fazenda Colombari, localizada em São Miguel do Iguaçu (região Oeste), que conseguia vender a energia gerada pelo processo de biodigestão dos dejetos de uma granja suína.

Esta possibilidade de venda direta da energia foi encerrada em 2012, com a publicação da Resolução Normativa (RN) n.º 482/12, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esta medida estabeleceu as regras para a Geração Distribuída (GD), com a possibilidade de gerar créditos com a injeção da energia excedente na rede. Esses créditos energéticos poderiam ser consumidos em até 36 meses apenas pelo mesmo CPF/CNPJ.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio