Sistema FAEP/SENAR-PR

Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá tem o melhor janeiro da história

O milho, principal carga exportada ao longo do mês, apresentou alta de 26,2% em relação a janeiro de 2015

Pela primeira vez na história, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá ultrapassou a marca de 1 milhão de toneladas movimentadas em um mês de janeiro. No primeiro mês de 2016, o Corredor embarcou 1,34 milhão de toneladas de grãos, o que representa um crescimento de 34% em relação ao recorde anterior, alcançado em janeiro do ano passado. Paranaguá, 04/03/2016.Foto: Fabio Scremin/Arquivo APPA Pela primeira vez na história, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá ultrapassou a marca de 1 milhão de toneladas movimentadas em um mês de janeiro. No primeiro mês de 2016, o Corredor embarcou 1,34 milhão de toneladas de grãos, o que representa um crescimento de 34% em relação ao recorde anterior, alcançado em janeiro do ano passado.

Além disso, o alto volume de cargas deve garantir boas marcas de movimentação para os próximos meses. Segundo a estimativa de escoamento dos terminais que operam pelo Corredor de Exportação, mais de 5 milhões de toneladas de grãos devem ser embarcadas entre fevereiro e abril deste ano. No ano passado, por exemplo, foram 3,9 milhões de toneladas movimentadas no mesmo período.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o crescimento é resultado dos investimentos em aumento de produtividade e agilidade no escoamento de carga. “Entramos em 2016 com quatro novos shiploaders operando e com as obras de reforma do cais em sua fase final. No que depender do campo e do porto, teremos mais um ano com excelentes resultados”, afirma.

Os quatro novos carregadores de navios que estão em operação no Corredor de Exportação conseguem embarcar grãos com 33% mais agilidade do que os antigos, aumentando a velocidade de carregamento de 1,5 mil toneladas por hora para 2 mil toneladas por hora. O investimento foi de R$ 59 milhões.

ALTA DO MILHO – O milho, principal carga exportada ao longo do mês, apresentou alta de 26,2% em relação a janeiro de 2015. Neste começo de ano, foram embarcadas 737 mil toneladas do grão, enquanto no ano passado foram exportadas 583 mil toneladas do produto.

O câmbio segue impulsionando a exportação de soja e farelo mesmo fora da época de escoamento da safra. O volume movimentado de soja em grão foi cinco vezes superior do que o registrado no ano passado. Nos primeiros trinta e um dias de 2016 foram exportadas 311 mil toneladas pelo Corredor, enquanto no mesmo período do ano passado foram 61 mil toneladas do grão. Já no caso do farelo de soja, a alta foi de 43,3% no período, com 295 mil toneladas exportadas em 2016 até o momento.

EXPECTATIVA – Segundo a programação dos terminais, os próximos meses devem seguir a tendência de janeiro e continuar superando as marcas de 2015. “A expectativa do produtor é que o câmbio se mantenha favorável para as exportações ao longo de todo o ano de 2016. Com isso, teremos um grande movimento de cargas chegando ao Porto de Paranaguá mesmo fora do pico da safra. Mesmo assim, estamos preparados para dar vazão a este movimento”, diz o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Entre fevereiro e abril, estão programadas mais de 1,7 milhão de toneladas de grãos por mês pelo Corredor de Exportação, totalizando cerca de 5 milhões de toneladas no período, o que significaria uma alta de 30% nos embarques de grãos para o primeiro quadrimestre do ano.

Fonte: AE Notícias

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio