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Cooperativas dos Campos Gerais apostam na carne suína e dão sabor aos sanduíches dos paranaenses

Fornecedora de presunto, bacon e carne de grandes franquias, Alegra Foods está crescendo dentro do um mercado ainda pouco explorado de carne suína no país

Criada em 2015, a Alegra Foods, empresa formada pelas cooperativas dos Campos Gerais – Castrolanda, Frísia e Capal –, é responsável pelo gostinho especial dos sanduíches consumidos pelos paranaenses. Fornecedora de presunto, bacon e carne de grandes franquias como o Madero e o Mcdonalds, por exemplo, a marca está crescendo dentro de um mercado ainda pouco explorado no país: a carne suína.

De acordo com o superintendente da Unidade de Carnes, Ivonei Durigon, a ideia de criar a Alegra Foods nasceu a partir da realidade da região. “Os cooperados estavam produzindo animais e vendendo vivo no mercado spot. Não tinha mais sustentabilidade por causa da variação de preços. As cooperativas avaliaram que [a suinocultura] era um mercado importante e resolveram investir neste mercado”, contra.

A empresa, considerada um modelo de integração entre cooperativas, foi criada com 60% de investimento das cooperativas e 40% dos próprios suinocultores. “O produtor de suínos também é dono da indústria. Se der resultado, vamos comemorar. Se der prejuízo, nós vamos ter que dividir. Com isso, o compromisso acaba sendo maior de por todos os envolvidos na cadeia”, explica Durigon. Atualmente, a empresa conta com 104 cooperados e 125 granjas. Ao todo, são abatidos 2,8 mil animais por dia. E a previsão é crescer para 4,6 mil no curto prazo.

Segundo Durigon, 30% do que é produzido pela Unidade de Carnes é exportado para 23 países. No mercado interno, 50% são destinados para indústrias e 20% para o varejo. “A marca está presente em diferentes redes do Paraná e de São Paulo. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, nós temos feitos alguns negócios. E o objetivo é expandir”, diz. A Alegra Foods fabrica mais de 50 produtos com carne suína que vão desde cortes especiais até presunto, salame, copa e bacon.
Sobre a Expedição Suinocultura 2016

Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, projeto realizado há dez temporadas, e nesta edição conta com o apoio financeiro e técnico da Frimesa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Suinosul e Confraria do Leitão.

Fonte: Gazeta do Povo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

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