Sistema FAEP

Confira os agroquímicos para trigo permitidos no Paraná

Uso deve ocorrer por recomendação de um agrônomo via receituário

Assim como nas demais culturas, os produtores de trigo sempre estão atentos aos agroquímicos disponíveis no mercado, e que auxiliam no manejo fitossanitário das lavouras. Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) desenvolveu a cartilha “O uso correto dos agrotóxicos na cultura do trigo”, disponível na íntegra no site do Sistema FAEP/SENAR-PR, no link Serviços. O documento esclarece dúvidas, mostra o que pode ou não ser utilizado, de acordo com a Anvisa, e faz alertas ao setor produtivo.

Apesar da importância da cartilha, os triticultores precisam tomar alguns cuidados extras. Nem todos os ingredientes ativos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ou cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Ou seja, a assistência técnica precisa verificar a listagem atualizada de produtos comerciais liberados para a cultura no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) sempre que fizer a recomendação de uso.

Confira a tabela completa dos ingredientes ativos permitidos no Brasil pela Anvisa, Mapa e Adapar aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio