Sistema FAEP/SENAR-PR

Conab realizará mais um leilão de Pepro para o trigo

Este será o 12º leilão realizado pela Conab para o trigo desde outubro de 2014

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) realizará na próxima quinta-feira, 29 de janeiro, mais um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) para o apoio à comercialização do trigo nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. No leilão de nº 011/2015 serão ofertados 50 mil toneladas de trigo, sendo 30 mil toneladas para o Paraná para Região 1 (mais ao Norte e Oeste) e 2 mil toneladas para a Região 2.

Para participar do leilão o produtor ou sua cooperativa devem procurar uma corretora para providenciar o cadastramento na Bolsa, por meio da qual será realizada a operação. Somente os corretores credenciados pela Bolsa poderão fazer lances no PEPRO.

Os leilões para o trigo vêm ocorrendo desde outubro de 2014, tendo sido comercializado até dezembro de 2014, 809 mil toneladas de trigo no Brasil (nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo) e 469 mil toneladas no Paraná, ou 58% do total ofertado.

A produção inicialmente prevista para o Paraná era de 4,1 milhões de toneladas, mas com a ocorrência de geadas, foi reduzida para 3,7 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). A produção nacional também foi reduzida de 7,5 para 5,9 milhões de toneladas, considerando as perdas de produção ocorridas no Rio Grande do Sul, segundo estado de maior produção, depois do Paraná, segundo a Conab.

No Paraná foram comercializadas até dezembro 53% da safra do estado, e os preços médios atuais, ainda continuam abaixo do preço mínimo, apesar da redução da produção nacional (R$ 30,73/saca, segundo a SEAB). Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) a demanda dos moinhos segue baixa, e os produtores seguem retraídos aguardando melhores preços para comercialização.

Consulte o aviso do leilão e verifique a Região I e Região II do Paraná: PEPRO Nº 011/15

Consulte cartilha do PEPRO: O que é o PEPRO?

Acompanhe a divulgação dos prêmios para o sexto leilão: Preços – Operação de Subvenção

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio