Sistema FAEP/SENAR-PR

Conab estima safra de soja 2016/17 com recorde de 103,8 milhões de toneladas

Entidade também elevou a projeção para a safra de milho a 84,5 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou nesta terça-feira a safra de soja 2016/17 do Brasil em um recorde de 103,8 milhões de toneladas, ante 102,45 milhões de toneladas na previsão de dezembro, com o clima favorecendo as lavouras, informou a estatal em relatório. A soja é a principal cultura do Brasil, maior exportador global da oleaginosa.

Produtores do país, que deverá exportar um recorde de 57 milhões de toneladas de soja em 2016/17, segundo a Conab, já realizam as primeiras colheitas do produto. Na safra passada, atingida por uma seca, o Brasil produziu 95,4 milhões de toneladas e exportou 51,6 milhões.

A Conab também elevou a projeção para a safra de milho a 84,5 milhões de toneladas, na comparação com 83,8 milhões da previsão anterior. Isso deve significar uma forte recuperação ante a temporada passada, quando a estiagem reduziu a produção do cereal para 66,6 milhões de toneladas.

No seu quarto levantamento para a safra 2016/17, a Conab estimou a produção total de grãos e oleaginosas do Brasil em 215,3 milhões de toneladas, aumento de 15,3 por cento em relação à safra passada.

“Esse resultado representa um aumento na produção de 28,6 milhões toneladas. Cabe ressaltar que este incremento é influenciado fortemente pela produtividade média das culturas que, nesta safra, recupera-se da influência negativa das condições climáticas na safra passada”, afirmou a Conab em nota.

A produção de algodão em pluma foi estimada em 1,42 milhão de toneladas, praticamente estável ante dezembro, o que representa um aumento de 10 por cento na comparação com a temporada anterior.

A safra de trigo do país de 2016 foi projetada em um recorde de 6,73 milhões de toneladas, ante 6,7 milhões na projeção anterior, o que representa um aumento de mais de 1 milhão de toneladas ante a safra anterior.

Fonte: Reuters

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio