Sistema FAEP/SENAR-PR
Rodrigo Félix Leal/AEN

Comitiva reitera à ministra pedido de prorrogação de dívidas de produtores rurais

Solicitação já havia sido encaminhada oficialmente pela FAEP

Uma comitiva com representantes do setor produtivo do Paraná, na quinta-feira (24), reforçou à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, o pedido para que o Ministério intervenha junto a instituições financeiras para a facilitação de prorrogação de dívidas dos produtores rurais. O encontro ocorreu durante o lançamento da colheita nacional de soja, em Apucarana, no Norte do Estado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), a quebra na safra de soja deve chegar a 12% e o prejuízo dos produtores de grãos deve girar em torno de R$ 3 bilhões.

O pedido havia sido feito na última terça-feira (22) pela FAEP, quando o presidente Ágide Meneguette enviou ao Mapa um ofício detalhando as perspectivas de perda na safra de verão, em decorrência da estiagem e das altas temperaturas, e pedindo a prorrogação dos prazos para pagamento das dívidas de financiamentos feitos pelos produtores. A possibilidade de prorrogação está prevista no MCR 2-69 (Manual do Crédito Rural).

“Diante desse cenário de redução da produtividade e da produção, há um risco de incapacidade de pagamento dos créditos de custeio e investimento contratados”, disse Meneguette, em entrevista ao jornal O Paraná. “Queremos evitar que os produtores fiquem inadimplentes e impedidos de operar no sistema de crédito, o que desencadearia danos aos demais cultivos da safra em curso”, completou.

Veja a matéria completa no site de O Paraná.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio