Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 25/09/2017 - 17h04
Postado em Destaques, Meio Ambiente, Notícias

25/09/2017 17h04 - Postado em Destaques, Meio Ambiente, Notícias

Comissão de Meio Ambiente da FAEP recebe promotora de Justiça

Em reunião na sede da entidade, em Curitiba, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, de Campo Mourão, relatou o andamento de projeto sobre conservação da bacia do Rio Ivaí

A Comissão Técnica de Meio Ambiente do Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu, nesta segunda-feira (25), a promotora de Justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro, de Campo Mourão. Ela apresentou durante a reunião o andamento do Projeto Rede Ambiental, do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A iniciativa propõe adequações de propriedades rurais, nesse primeiro momento na bacia do Rio Ivaí e no Litoral, com relação a boas práticas agropecuárias, conservação ambiental e outros temas relacionados.

Durante o encontro, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, ressaltou o trabalho da instituição para promover a preservação ambiental no meio rural. “O sistema tem feito um grande esforço para a regularização ambiental no Estado, tendo capacitado cerca de 3 mil técnicos para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e agora está alertando os produtores para verificarem se o cadastro de cada um deles está correto, além da adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)”, exemplificou o presidente.

Rosana coordena o Projeto Rede Ambiental em Campo Mourão. A iniciativa ocorre há três anos e tem aberto o diálogo entre a cadeia produtiva e demais setores sobre como é possível melhorar as práticas conservacionistas nas propriedades rurais. “Essa proposta do Ministério Público não é novidade em termos de Brasil. Vários Estados adotam essa estratégia de trabalhar com bacias hidrográficas, um grande exemplo seria hoje Minas Gerais e Bahia”, conta.

Antonio Poloni, consultor e assessor da diretoria da FAEP/SENAR-PR, disse que a abertura do diálogo entre produtores rurais e o MP-PR é um passo importante em direção à proposta de soluções às questões ambientais. “A Federação tem um trabalho muito grande atualmente, visão de futuro de produtores rurais, na linha de mostrar como esse sistema, FAEP e SENAR, sempre trabalhou visando sustentabilidade do setor com consciência. Todas as ações feitas, todos os milhares de cursos feitos pelo SENAR-PR, sempre vieram do caminho da sustentabilidade, confiando sempre nessa questão coletiva da confiança sanitária, da questão ambiental para que a gente possa demonstrar que nosso produto tem qualidade e segurança alimentar”, enfatiza.

Além dos integrantes da CT de Meia Ambiente, a reunião contou com a presença de representantes do Instituto Ambietal do Paraná (Iap), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Sistema Ocepar.

Título da Postagem: Comissão de Meio Ambiente da FAEP recebe promotora de Justiça

imprensa@faep.com.br