Sistema FAEP/SENAR-PR

Comissão de Meio Ambiente da FAEP recebe promotora de Justiça

Em reunião na sede da entidade, em Curitiba, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, de Campo Mourão, relatou o andamento de projeto sobre conservação da bacia do Rio Ivaí

A Comissão Técnica de Meio Ambiente do Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu, nesta segunda-feira (25), a promotora de Justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro, de Campo Mourão. Ela apresentou durante a reunião o andamento do Projeto Rede Ambiental, do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A iniciativa propõe adequações de propriedades rurais, nesse primeiro momento na bacia do Rio Ivaí e no Litoral, com relação a boas práticas agropecuárias, conservação ambiental e outros temas relacionados.

Durante o encontro, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, ressaltou o trabalho da instituição para promover a preservação ambiental no meio rural. “O sistema tem feito um grande esforço para a regularização ambiental no Estado, tendo capacitado cerca de 3 mil técnicos para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e agora está alertando os produtores para verificarem se o cadastro de cada um deles está correto, além da adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)”, exemplificou o presidente.

Rosana coordena o Projeto Rede Ambiental em Campo Mourão. A iniciativa ocorre há três anos e tem aberto o diálogo entre a cadeia produtiva e demais setores sobre como é possível melhorar as práticas conservacionistas nas propriedades rurais. “Essa proposta do Ministério Público não é novidade em termos de Brasil. Vários Estados adotam essa estratégia de trabalhar com bacias hidrográficas, um grande exemplo seria hoje Minas Gerais e Bahia”, conta.

Antonio Poloni, consultor e assessor da diretoria da FAEP/SENAR-PR, disse que a abertura do diálogo entre produtores rurais e o MP-PR é um passo importante em direção à proposta de soluções às questões ambientais. “A Federação tem um trabalho muito grande atualmente, visão de futuro de produtores rurais, na linha de mostrar como esse sistema, FAEP e SENAR, sempre trabalhou visando sustentabilidade do setor com consciência. Todas as ações feitas, todos os milhares de cursos feitos pelo SENAR-PR, sempre vieram do caminho da sustentabilidade, confiando sempre nessa questão coletiva da confiança sanitária, da questão ambiental para que a gente possa demonstrar que nosso produto tem qualidade e segurança alimentar”, enfatiza.

Além dos integrantes da CT de Meia Ambiente, a reunião contou com a presença de representantes do Instituto Ambietal do Paraná (Iap), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Sistema Ocepar.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio