Sistema FAEP/SENAR-PR

Com olhos e ouvidos no Cinturão do Milho

O segundo grupo de produtores no Oeste dos Estados Unidos

IMG_1308Os Estados Unidos e o Canadá são novamente o roteiro de produtores rurais e técnicos que participam da viagem técnica promovida pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O segundo grupo liderado pelo diretor secretário, Livaldo Gemin, está seguindo praticamente o mesmo roteiro da primeira turma que retornou ao Paraná no dia 25 de maio, após 14 dias de visitas a propriedades rurais e centros de pesquisa nos dois países. O segundo grupo já percorreu o oeste americano, passando pelos Estados de Illinois, Missouri e Indiana e encerrará as visitas técnicas no Canadá, em Toronto, nesta semana.

A programação começou no dia 02 de junho na pequena Sycamore, sede do condado de Dekalb em Illinoius, localizada no centro do “Corn Belt”, conhecido como o Cinturão do Milho. A maioria dos produtores visitou o país pela primeira vez e se surpreendeu diante de uma paisagem totalmente plana, solos profundos e ricos em matéria orgânica, além da infraestrutura invejável a qualquer outro país. Por onde passaram, o cenário era o mesmo: planícies repletas de lavouras de milho em desenvolvimento inicial (o plantio terminou no final de maio), casas e galpões em estilo colonial rodeados por extensos gramados sem a proteção dos muros, exatamente como a se vê nos filmes americanos.

Entre uma visita e outra pelos estados americanos, as amplas rodovias, cortadas por linhas de trem paralelas, enchiam os olhos dos produtores paranaenses. Por aqui a infraestrutura é moderna e eficiente, uma realidade bem diferente do que ocorre no Brasil. A repórter Hemely Cardoso acompanha a saga dos produtores pelos dois países e relata o que eles viram. 

Dekalb County Farm Bureau
No primeiro dia, o grupo visitou a Dekalb County Farm Bureau, uma instituição que surgiu há 102 anos com a finalidade de melhorar a produtividade do milho no Condado de Dekalb. Porém, ao longo dos anos, se tornou a principal organização agrícola no município com foco na exploração agrícola, questões legislativas e locais, alfabetização agrícola, informação e educação. A população no condado soma 20.000 habitantes e desse total, 6.200 são associados ao Farm Bureau, sendo 1.600 fazendeiros e 4.600 associados que não são fazendeiros, mas que possuem interesse nos programas de seguro da associação. Segundo o coordenador da Farm Bureau, Doug Dashner, em cada condado nos Estados Unidos há um “Farm Bureau” que se organiza em torno de uma instituição estadual que leva as demandas do setor às politicas nacionais.

Clique aqui para ler a matéria completa: http://issuu.com/sistemafaep/docs/bi_1262

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio