Sistema FAEP/SENAR-PR

Com apoio da FAEP, CBN Agro 2019 leva conhecimento a produtores

Em abril, Xico Graziano irá percorrer oito cidades do Paraná para falar sobre desafios do agronegócio para o futuro

Durante o mês de abril, produtores rurais do Paraná terão a oportunidade de participar do CBN Agro, um ciclo de eventos sobre o agronegócio do futuro. O objetivo é, por meio do tema “Sustentabilidade, Desenvolvimento e Futuro”, debater inovação, tecnologia e desafios a serem vencidos pelos agricultores e pecuaristas nos próximos anos. O evento chega a sua terceira edição este ano e conta com o apoio da FAEP.

O palestrante Xico Graziano, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Agro, irá ministrar palestras em oito cidades do Estado: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Umuarama, Campo Mourão e Guarapuava (veja as datas no quadro).

Xico Graziano irá abordar os 10 desafios que considera cruciais de serem atendidos nos próximos anos. O palestrante antecipa dois dos tópicos que farão parte da sua fala. “Alguns desses temas já são bastante conhecidos, como o avanço tecnológico contínuo, que é um desafio cada vez mais difícil de se acompanhar, pela velocidade muito rápida em que ocorrem as mudanças. Outro ponto importante que eu pretendo destacar é a agenda da sustentabilidade, especialmente do bem-estar animal”, antevê.

Graziano reforça que nenhum plano de agronegócio do futuro terá sucesso sem passar pela questão da qualificação, missão que está no DNA do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Sem aprendizado profissionalizante, ninguém vai sobreviver”, decreta. “Não tem mais como ser amador na agricultura do Brasil, fazer o que sempre foi feito. Hoje, é preciso ser profissional com alto nível de
excelência, com muito acompanhamento e o papel do SENAR-PR, se quando foi criado já era importante, hoje então é crucial para capacitar as pessoas a enfrentar os desafios”, completa.

Xico Graziano é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, mestre em economia agrária pela USP e doutor em administração pela FGV/SP. Foi professor da Unesp/Jaboticabal e ocupou cargos públicos, como secretário de Meio Ambiente, secretário de Agricultura, presidente do Incra e chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Escritor, publicou oito livros sobre os temas da questão agrária, agricultura, sustentabilidade e democracia.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio