Sistema FAEP/SENAR-PR

Com ajuda do SENAR-PR, produtor aparece na lista dos melhores cafés da Abic

Cafeicultor de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro já conquistou diversos prêmios ao apostar em linha de cafés especiais

Paixão nacional e item indispensável no dia a dia de muitos brasileiros, o café é a bebida mais consumida no mundo. Ao longo dos séculos, a infusão dos grãos – que deu origem à bebida de sabor único – popularizou-se por milhões de xícaras. No Paraná, a produção do grão também passou por diversas transformações. Os cafeicultores, que até tempos atrás focavam no volume produzido, atualmente investem em mais qualidade. O café paranaense se tornou um produto especial, com identidade própria e certificação de destaque.

Um dos maiores exemplos vem do Norte Pioneiro, mais especificamente do município de Ribeirão Claro. O cafeicultor José Eduardo Corrêa Ferraz já conquistou, por três vezes, o título de melhor café do Paraná, nas edições 2013, 2014 e 2018 do Concurso Café Qualidade Paraná, realizado em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR. Em 2015, Ferraz ficou em 3º lugar e na 4º colocação em 2016. O produtor não participou em 2017 para  fazer a recuperação da lavoura.

Neste ano, foi finalista do Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O café produzido por Ferraz, com características de chocolate escuro e cacau, ficou em 9º lugar na categoria natural.

Em 2013, por sugestão de um dos participantes da comissão de júri do concurso, o cafeicultor decidiu participar da premiação. O resultado foi, de cara, a medalha de ouro nos âmbitos regional e estadual. “Para mim foi muito gratificante, e continua sendo. É uma paixão. O trabalho não é fácil, mas a paixão pela terra e poder fazer uma coisa que traz benefício e reconhecimento para a cidade e para o Estado compensam”, orgulha-se o produtor.

Veja a matéria completa no Boletim Informativo.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio