Sistema FAEP

Colheita recorde eleva PIB da agropecuária em 14,7% no primeiro semestre de 2013

No primeiro semestre deste ano, o PIB da agropecuária (riqueza produzida dentro das propriedades rurais) cresceu 14,7% quando comparado com o resultado do mesmo período de 2012, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados espelham o cenário favorável de preços no período de plantio, justificado pelas perdas de safra no hemisfério norte no segundo semestre de 2012. A avaliação é da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

Também foi positiva para o setor a expansão do crédito, disponibilizado aos produtores rurais por meio do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/2013, permitindo a melhoria do nível tecnológico das lavouras. Aliado a este fator, a senadora Kátia Abreu acrescentou o fato de o clima favorável nas principais regiões produtoras ter contribuído para a colheita recorde.

Para a presidente da CNA, as perspectivas são positivas para o terceiro trimestre do ano, quando o bom desempenho dos últimos meses deve se repetir. A previsão é que se mantenha o ritmo de crescimento em razão do avanço da colheita de importantes culturas. Entre os destaques para os próximos meses estão a cana-de-açúcar, cuja colheita deve crescer 10,31%; o milho segunda safra (+19,57%); o feijão segunda safra (+20,01%); e o trigo (+33,43%).

Para 2013, a Confederação estima crescimento de cerca de 18% para a agropecuária. Este aumento vai sustentar o bom desempenho do agronegócio, com alta de 4,5% a 5%, recuperando as perdas causadas por problemas climáticos verificadas em 2012.

MOTOR
Os números do IBGE mostram que a agropecuária tem sido o motor da economia brasileira. No segundo trimestre de 2013, o PIB do setor cresceu 3,9%, na comparação com os três meses anteriores. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o desempenho da agropecuária é ainda melhor: crescimento de 13% em 2013.

Universo Agro

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio