Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita da maçã começa logo após o Natal

Expectativa dos produtores da região de Palmas é que o clima seja favorável nos próximos meses

Deve começar na próxima semana a colheita da safra 2018/2019 nos pomares de Palmas, sul do Paraná. Produtores apostam em condições climáticas favoráveis para melhoramento do calibre dos frutos. Mesmo assim, a projeção é de uma safra menor que a passada.

As avaliações são do Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maças (ABPM) e Presidente da Cooperativa dos Campos de Palmas (COCAMPAL), Ivanir Dalanhol. Em relação às variedades precoces, especialmente a EVA, a colheita iniciará dia 26 de dezembro nos pomares não atingidos por granizo. Essa maçã vai para consumo in natura. Naqueles em que houve o impacto, iniciará no dia 7 de janeiro, e será destinada ao processamento industrial. “Além do granizo, a Eva está atrasada pela geada tardia que derrubou a fruta da primeira florada. Estamos contando com frutas só da última flor”, disse ele.

Entre o final de janeiro e início de fevereiro, normalmente, entra no ciclo de colheita a variedade Gala e, em seguida a Fuji, que vai até o final de abril. Este ano também deverá retardar o ciclo, entre 15 e 20 dias. Produtores projetam uma safra entre nove e dez mil toneladas entre as duas cultivares, volume entre 20 e 25% menor que da safra 2017/2018. “Tudo vai depender do calibre da fruta. Estamos numa expectativa de um bom padrão, bem diferente do ano passado que a fruta foi muito miúda”, pontuou.

Explicou que a chuva dos últimos dias pode impactar positivamente no crescimento dos frutos. “A seca e o calor impedem que elas se desenvolvam. Agora, projetamos que vai aumentar o tamanho e, consequentemente, o peso, melhorando nossa expectativa de produção e produtividade”, aposta Dalanhol.

Fonte: Massa News

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio