Sistema FAEP

CNA lança nova edição de concurso que premia vídeos de instrutores

Iniciativa terá três categorias, disputada em duas fases – uma estadual e outra nacional. Inscrições podem ser feitas até 30 de outubro

Instrutores do Sistema FAEP que produzem conteúdos audiovisuais para utilizar em suas aulas terão, mais uma vez, seus esforços pedagógicos reconhecidos. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o 5º Concurso Vídeos Educativos do SENAR, que vai premiar os melhores conteúdos levados à sala de aula no campo. A iniciativa será disputada em duas fases: uma estadual e outra nacional. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro.

O concurso conta com três categorias. Na Formação Profissional Rural (FPR), podem ser inscritos vídeos produzidos para treinamentos voltados aos eixos temáticos sistemas de produção e agricultura digital, entre outros. A categoria Promoção Social (PS) abrange temas como saúde preventiva, artesanato, organização comunitária, apoio às comunidades rurais e alimentação e nutrição. Também há uma categoria para vídeos utilizados na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) (veja os eixos temáticos abaixo).

Para participar, o instrutor precisa preencher um formulário digital e anexar o vídeo no portal do concurso, informando o título do material, nome do instrutor, a categoria e o Estado. O material audiovisual precisa ter duração entre 3 e 8 minutos, ter sido gravado com o celular na horizontal (na proporção 16×9) e salvo em formato mp4. O instrutor pode inscrever mais de um vídeo, desde que se trate de conteúdos sobre temas diferentes.

Os vídeos inscritos passarão por uma etapa de avaliação estadual. Cada administração regional – ou seja, o SENAR de cada Estado – vai constituir uma banca de jurados própria e selecionar os dez melhores conteúdos, que se classificam à fase nacional. Nessa etapa final, uma banca julgadora instituída pela CNA vai definir os vencedores. Serão premiados os quatro primeiros colocados na categoria FPR, três na PS e três na ATeG. Os ganhadores levam para casa um notebook e uma mochila. Em ambas as etapas, os jurados vão levar em conta a postura didática e a técnica do instrutor, a qualidade das imagens e do áudio utilizados, a criatividade e a originalidade do vídeo, a pertinência do tema e a contextualização, entre os outros aspectos. O edital do concurso está disponível no site cnabrasil.org.br.

camera_alt

3 a 8 min

é a duração que o vídeo precisa ter, além de ser gravado com o celular na horizontal (proporção 16×9) e salvo em formato mp4.

beenhere

5º Concurso Vídeos Educativos SENAR

Veja as três categorias e os eixos temáticos de cada uma

– Formação Profissional Rural
Sistemas de produção agropecuários;
Agricultura digital;
Meio ambiente;
Saúde e segurança do trabalho.

– Promoção Social
Saúde preventiva;
Artesanato;
Organização comunitária;
Cultura;
Esporte e lazer;
Apoio às comunidades rurais;
Alimentação e nutrição;
Educação.

– Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)
Geração de renda e redução de custos;
Qualidade de vida;
Meio ambiente;
Aumento da produção.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio