Sistema FAEP/SENAR-PR

Clima: Semana começa com chuvas em vários pontos do Brasil

Condições climáticas irão favorecer o plantio de trigo no Paraná

A presença de uma frente fria na região Sul já provoca chuvas, desde o final de semana, em várias localidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de São Paulo. E a segunda-feira não será diferente, essa frente fria irá provocar chuvas de moderada a forte intensidade sobre o Paraná, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, grande parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. E ao longo dessa semana, esse sistema irá avançar pela região Sudeste, onde irá provocar chuvas também sobre as demais regiões de São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso, Rondônia e extremo sul de Goiás. Há possibilidades de que essas chuvas também venham a atingir áreas produtoras de milho safrinha da metade sul de Goiás, do Mato Grosso e até mesmo do cerrado mineiro.

Contudo, essas chuvas serão de baixa intensidade e bem localizadas. Mantendo, desse modo, as condições desfavoráveis ao milho safrinha. Somente em São Paulo e no Paraná é que as condições irão melhorar muito, devido a ocorrência das chuvas. Além disso, tais condições meteorológicas irão beneficiar o plantio do trigo no Paraná, no Mato Grosso do Sul e Paraguai. E os trabalhos de colheita da cana de açúcar e do café terão que ser paralisados nesse início de semana, mas não haverá prejuízos às culturas, uma vez que serão chuvas passageiras. Até pelo contrário, as chuvas irão elevar, mesmo que parcialmente os níveis de umidade do solo, permitindo melhores condições ao plantio e desenvolvimento dos canaviais.

Fonte: Marco Antônio dos Santos, agrometereologista

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio