Sistema FAEP/SENAR-PR

Clima: semana começa com alerta de tempestade no Sul do Brasil

Chove também no Centro-oeste

A semana começa com previsão de chuvas fortes sobre diversas áreas do Centro-Sul do Brasil. Localidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina ficam em alerta para tempestades durante o dia com possibilidade de acumulados de até 100 milímetros/dia e granizo.

No entanto, também chove ao longo desta segunda-feira em áreas da região Sudeste e Centro-Oeste, onde há aviso de perigo potencial. Uma frente fria e a circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera favorecem as instabilidades, segundo a Climatempo.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), todo o Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e Paraná ficam em alerta com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Pode haver corte de energia e estragos na cidade e campo.

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

As chuvas em áreas do Centro-Sul devem novamente impactar a finalização dos trabalhos de colheita da soja, mas beneficiar a safrinha. No Paraná, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado, os trabalhos atingiram, até o dia 11 de março, 66% da área total colhida.

Cerca de 91% do milho 2ª safra estava plantado no estado, com favorecimento das condições climáticas para o desenvolvimento. Já no Rio Grande do Sul, apenas 15% da safra de soja havia sido colhida até 28 de fevereiro, 25% estava por colher e 54% em enchimento, segundo a Emater/RS-Ascar.

Segundo a Climatempo, o tempo deve apresentar melhorias na região Sul já a partir de terça-feira (19) pelo Rio Grande do Sul, quando a circulação atmosférica diminui as condições para pancadas de chuva. “Assim, o sol brilha entre poucas nuvens na maior parte do estado e entre muita nebulosidade no leste gaúcho e na capital”.

Em uma previsão dos próximos sete dias do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas escassas sobre áreas da Bahia também são registradas. Outras localidades do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também apresentam irregularidade.

Produtores de áreas do Centro-Oeste também têm relatado problemas com o avanço da colheita da soja por conta das chuvas. Novas instabilidades estarão sobre a região neste início de semana, inclusive com alerta para o estado de Mato Grosso do Sul.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, destacou em nota o instituto meteorológico brasileiro.

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Fonte Notícias Agrícolas

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio