Sistema FAEP/SENAR-PR

As cinco vencedoras

Cinco trabalhos se classificaram e as cinco professoras vencedoras levam para casa um carro zero quilômetro

Para chegar à etapa final, os 566 projetos (524 da rede pública e 42 do ensino particular) inscritos na categoria Experiência Pedagógica passaram por uma triagem onde foram selecionados 27 trabalhos. Desse total, cinco trabalhos se classificaram e as cinco professoras vencedoras levam para casa um carro zero quilômetro. Conheça os projetos desenvolvidos pelas educadoras:

1º lugar –  Rede Pública

Regional – Pato Branco

Munícipio – São João

Escola – São Pedro

Professora – Carolina Ballin Cucchi

 O projeto “Quem Planta Colhe” surgiu a partir da necessidade de criar hábitos alimentares saudáveis e melhorar o espaço externo da escola. Ao longo das etapas do projeto foram desenvolvidas diversas ações: instalação de um pomar, horta convencional, eco-horta, painéis, móbiles, leituras, releituras de obras de arte, produção de textos, criação de peças teatrais educativas, maquetes, música, livro de receita, dia da fruta, passeios e apresentações.

2 º lugar

Regional  –  Ponta Grossa

Município – Castro

Escola – Terra Nova

Professor – Carina Hampf de Oliveira

A professora Carina desenvolveu com seus alunos um projeto para estreitar os laços que unem o campo e a cidade, com o título “Projeto Agrinho – Lançando Sementes”. Baseando-se no livro “Que delícia de bolo”, ela trabalhou com as crianças sobre a origem dos ingredientes e organizou diversas ações, como aulas passeio para mostrar às crianças o caminho que cada produto faz do campo à área urbana. O projeto também envolveu a comunidade, com a confecção de sabão caseiro, de brinquedos feitos com sucata e de casa com caixas de leite.

3 º lugar

Regional – Umuarama

Município – Terra Boa

Escola – Adriano Franco

Professor – Elaine de Souza Barbosa Bernardes

Dos 28 alunos da turma da professora Elaine, três residem na área rural de Terra Boa e todos os dias precisam do ônibus para chegar à escola e também para voltar para casa. Eles chegavam no horário, mas tinham que sair 15 minutos mais cedo para pegar a condução. Diante dessa situação, ela observou que esses alunos eram chamados de “caipiras” pelos colegas da área urbana. Com isso , ela desenvolveu o projeto “Caipira Sim! E de coração! Produzindo alimento para toda nação”, valorizando o trabalho do homem no campo.

4º lugar

Regional – Matelândia

Munícipio – São Miguel do Iguaçu

Escola – Serafin M. de Souza

Professora – Geni Kelli Dal Moro

“Por uma gota de Cooperação”, foi o projeto da professora Geni. Após trabalhar com a sua turma de alunos o material do livro da Coleção 4 do Agrinho, eles começaram a fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados ao campo. Durante as aulas, as crianças levantaram diversos assuntos e perceberam que, além dos produtos oriundos da área rural, a água também é um dos principais elos entre a zona rural e urbana. Ao longo do projeto foram realizadas diversas ações, como a conscientização da comunidade para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água. Além disso, a entrega de panfletos com dicas contra o desperdício e também foi criada uma página no facebook para divulgar o assunto.

1º lugar –  Rede Particular

Regional  –  Ponta Grossa

Município – Castro

Escola – Osvaldo Biassio – APAE

Professor – Alice Ramos Bartmeyer

 “A arte com a natureza no campo e na cidade”, esse foi o projeto da professora Alice. Ela trabalhou com seus alunos na disciplina de Arte e realizou inúmeras ações para o desenvolvimento do projeto. Entre elas, a coleta de materiais na natureza para transformá-los em outros objetos, como um nariz de pinóquio feito de madeira, por exemplo. A turma também visitou a Colônia Terra Nova, em Castro, onde conheceram um pouco da história dessa comunidade alemã e a atividade leiteira.

Veja as fotos do evento Agrinho 2015 clicando aqui.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio