Sistema FAEP/SENAR-PR

Ciência garante boa qualidade sanitária da laranja paranaense

Testes em folhas detecta presença de bactérias, fábricas de insetos combate pragas dos pomares, entre outras tecnologias

Cultura de grande importância econômica para o Brasil  (o país é o principal exportador mundial do suco da fruta), a laranja conta com um grande arsenal técnico para garantir sua produtividade. Existem testes de DNA em folhas para conferir a presença de bactérias, fábricas de insetos para combater as pragas dos pomares e uma série de tecnologias à disposição dos citricultores. Porém, nenhuma delas substitui o bom manejo e o olhar atento do produtor.

Essa pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso no longo prazo. O descaso com a sanidade dos pomares levou à erradicação de uma grande área de citros no Estado de São Paulo, principal produtor nacional, e está levando a Flórida, maior região produtora dos Estados Unidos, a uma queda sem precedentes na produção.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio