Sistema FAEP/SENAR-PR

Chuva reduz qualidade da safra de inverno e atrapalha plantio da soja

Regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul têm queda na qualidade do trigo e cevada. Umidade elevada também acende alerta para possível atraso na semeadura de verão

O Paraná tem enfrentado um período de chuvas recorrentes, o que causa preocupação aos produtores rurais. Por um lado, agricultores das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul precisam colher a safra de cereais de inverno, trigo e cevada principalmente. Nas demais áreas do Estado, é preciso avançar o quanto antes com o plantio da soja para viabilizar a implantação da safrinha de milho. Em ambos os casos, a chuva em excesso é um percalço, já que diminui a qualidade no caso da produção de inverno e inviabiliza a entrada das plantadeiras no campo.

Ana Paula Kowalski, engenheira agrônoma do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/ SENAR-PR, avalia que as chuvas dos últimos dias fizeram a perda na qualidade do cereal do pão já ser uma realidade no campo. “A qualidade do trigo já está sendo afetada em muitas áreas no Centro-Sul e Campos Gerais, e como consequência está acontecendo um pequeno atraso na semeadura da soja. Os produtores que já têm janela de plantio aberta estão aguardando para que ocorra um período de cessamento dessas chuvas para dar continuidade ao plantio da safra de verão”, explica.

Ouça a matéria de rádio:

Baixe o áudio da matéria.

A técnica relata que as consultorias têm previsto um ano safra sob influência do El Niño, fenômeno registrado quando há um aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico, o que costuma trazer mais umidade ao Centro-Sul do Brasil. “Não se sabe ainda se o El Niño será de baixa ou elevada intensidade, mas as previsões pelo que acompanhamos estão se confirmando. Para o desenvolvimento da safra isso tende a ser positivo, pois reduz a chance de problema com seca no desenvolvimento das lavouras. Porém, o produtor precisa estar mais atento ao manejo de doenças”, recomenda.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio