Sistema FAEP/SENAR-PR

Certificação virtual facilita vida de produtores rurais

Ferramenta é uma espécie de documento de identidade digital e facilita na hora de pagar funcionários, assinar contratos e outras atividades burocráticas

Nos próximos anos, a maioria dos produtores rurais vai precisar ter um Certificado Digital. A ferramenta é como um documento de RG na internet e permite fazer, em segurança, transações bancárias, emissões de notas fiscais e uma série de outros procedimentos. O processo tem validade jurídica e, na prática, em outros setores já vem substituindo o papel em assinaturas via internet, o que garante mais facilidade nos processos.

Alguns segmentos da sociedade já são obrigados a usar os certificados digitais. É o caso de empresários que precisam prestar informações para a Receita Federal, fazer movimentações financeiras, recolher impostos e pagar funcionários, por exemplo. E, com a formalização dos processos da agricultura e a expansão do agronegócio, muitos produtores também precisam do seu documento para cumprir rotinas legais.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio