Sistema FAEP/SENAR-PR

Censo Agropecuário começa no dia 1º de outubro

No Paraná, 1.350 profissionais têm a responsabilidade de visitar 320 mil propriedades

A partir do dia 1.º de outubro 24.984 recenseadores irão, literalmente, a campo para reunir informações de cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros. O trabalho faz parte do Censo Agropecuário 2017, levantamento coordenado e executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Paraná, 1.350 profissionais têm a responsabilidade de visitar 320 mil propriedades. O Censo conta com recursos de R$ 500 milhões neste ano e R$ 270 milhões em 2018.

Nesta edição, o IBGE anunciou o uso de novas tecnologias, como dados geoespaciais e georreferenciais, para facilitar a coleta de informações e, posteriormente, a elaboração dos resultados. Ao visitar a propriedade, cada recenseador fará uso de um computador de mão, que irá permitir o cruzamento das informações para gerar mapas e amostragens. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas. No questionário elaborado pelo IBGE estão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio