Sistema FAEP/SENAR-PR

Capacitação muda rumo da produção de morangos

Curso melhora produtividade e proporciona economia a produtores da Região Metropolitana de Curitiba

Nos últimos cinco meses, a produção de morango da produtora Emídia Karachenski, de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), passou por uma verdadeira revolução. A adubação que antes era feita apenas pela manhã, passou a ser realizada quatro vezes por dia. As flores, que eram mais esparsas, agora são presença constante nas estufas e a colheita das frutas triplicou. Também desapareceram, como num passe de mágica, os revendedores de insumos que anteriormente viviam rondando a propriedade dela e de outros produtores de morango do município oferecendo produtos milagrosos (e caros), mas que nem sempre eram necessários.

A chave destas e outras transformações foi o curso Morangueiro – Cultivo em Substrato, realizado pelo SENAR-PR, em outubro do ano passado. Por meio dele, Emídia e outros companheiros da Colônia Cristina, em Araucária, mudaram o rumo da produção e hoje estão colhendo resultados muito melhores. Se antes ela colhia uma média de 400 caixas por mês, com 7.200 pés de morango na época de produção cheia, depois do curso a média saltou para 1.200 caixas. Também melhorou a qualidade e o tamanho dos frutos. “Antes colhia muito morango miúdo, agora tenho um padrão”, conta.

Na outra ponta, caíram drasticamente os custos de produção. “Eu gastava R$ 1.500,00 por mês com adubo, agora gasto R$ 480,00. O nosso lucro a gente passava todo para os revendedores”, conta ela, que diz experimentar um novo ânimo para trabalhar nas estufas com estas mudanças.

Clique aqui para ler a matéria completa

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio