Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 10/10/2013 - 12h00
Postado em Meio Ambiente

10/10/2013 12h00 - Postado em Meio Ambiente

Campo&Cia: confira as principais notícias desta edição da rádio FAEP

Você sabia que os insetos podem ajudar na previsão do tempo? Assim como a gente, eles também se protegem de uma situação de perigo. É o que revela um estudo da Esalq e da USP, em parceria com a Universidade do Centro Oeste, a Unicentro, de Guarapuava, e com a University of Western Ontario, do […]

Você sabia que os insetos podem ajudar na previsão do tempo? Assim como a gente, eles também se protegem de uma situação de perigo. É o que revela um estudo da Esalq e da USP, em parceria com a Universidade do Centro Oeste, a Unicentro, de Guarapuava, e com a University of Western Ontario, do Canadá. A pesquisa constatou que mariposas, besouros e pulgões podem prever tempestades através da pressão atmosférica. E quando o tempo está para mudar, os insetos ficam menos dispostos ao namoro e acasalamento, como conta uma das pesquisadoras, a professora de entomologia agrícola Cristiane Nardi, da Unicentro. A pesquisa ganhou grande repercussão no mundo todo e já foi publicada pela prestigiada revista americana Science.

A Secretaria Especial dos Portos (SEP), do Governo Federal, ignorou os projetos já prontos para expansão do porto de Paranaguá e decidiu recomeçar tudo do zero, contratando uma empresa de Brasília para colocar as ideias na prancheta. A reclamação do setor produtivo é de que o projeto do governo federal, além de ignorar estudos já feitos no Estado, vai concentrar em poucas mãos a operação portuária, havendo inclusive a possibilidade de expulsar as cooperativas do terminal. Nós fomos ouvir um especialista em portos, um holandês que há 45 anos veio para o Brasil junto com uma draga importada e não foi mais embora. Estamos falando do engenheiro naval e consultor Geert Prange. Ele conversou com o jornalista Hélio Teixeira e com o engenheiro agrônomo especialista em logística, da FAEP, Nilson Hanke Camargo.

A previsão é de chuva em todo o Paraná, segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar.

Título da Postagem: Campo&Cia: confira as principais notícias desta edição da rádio FAEP

imprensa@faep.com.br