Sistema FAEP/SENAR-PR
Lavoura de milho com dia ensolarado representando o trabalho de levantamento de custos de produção do Campo Futuro

Campo Futuro levanta custos de produção | Campo & Cia 194

Projeto da CNA com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR vai rodar o Paraná em busca de informações sobre quanto custa produzir em diversas cadeias produtivas do agronegócio

De maio a julho, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, vai promover rodadas de levantamento de custos de produção no Paraná. A iniciativa faz parte do Campo Futuro, projeto que promove esse trabalho desde 2007, em parceria com universidades, centros de pesquisa e sindicatos rurais de todas as regiões brasileiras. Este é o tema do Campo & Cia dessa semana, que tem como convidada Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Ana Paula compartilha neste episódio a relevância desse trabalho aos produtores rurais do Estado. “Essas informações fornecem um panorama de como está a saúde do sistema produtivo das cadeias envolvidas. Com isso, os produtores rurais conseguem ter um termômetro do que está indo bem e o que precisa de ajustes. Dependendo da situação, há embasamento para reivindicar melhorias junto ao poder público, com apoio das entidades representativas”, detalhou Ana.

Na edição de 2024, estão previstas a realização de 29 painéis, entre encontros presenciais e virtuais. As reuniões envolvem atividades de boa parte das cadeias produtivas do Paraná: pinocultura, cana-de-açúcar, pecuária de leite, pecuária de corte (cria, engorda, recria e ciclo completo), suinocultura (terminação e produção de leitões), horticultura (mandioca), fruticultura (maçã, laranja e morango), frango de corte, aquicultura (tilápia), café e grãos (soja, milho, trigo e feijão).

Convite para participar do Campo Futuro

Quem puder participar de uma das reuniões previstas, é importante que se levem informações sobre seus custos de produção. Pode ser através de controles em sistemas digitalizados, em pastas com papeis, o importante é ter em mãos gastos como: energia elétrica, compra de insumos, mão de obra, dados da comercialização e preços médios de venda. Dados assim serão o que vão permitir que o Campo Futuro chegue à margem de lucro por atividade e da propriedade como um todo.

Confira o calendário completo e mais informações neste link.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio