Sistema FAEP

Campo Futuro aponta custos de produção | Campo & Cia 210

Projeto nacional levanta há duas décadas quanto custa produzir em dezenas de cadeias produtivas. Paraná foi o Estado que mais teve participantes nos painéis

O Paraná foi o Estado que mais teve participantes no Projeto Campo Futuro, levantamento de custos de produção promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio do Sistema FAEP. Ao todo, 12 atividades tiveram suas contas analisadas minuciosamente em painéis ao longo de mais de dois meses. Este é o assunto do Campo & Cia dessa semana, com participação de Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Os resultados do Campo Futuro foram anunciados no dia 26 de agosto, começando por Curitiba, capital paranaense. Participaram do evento, que teve a presença do presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, mais de 160 agricultores, pecuaristas e presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões do Estado. Posteriormente, os painéis também serão divulgados em outras quatro regiões do país.

“A gente tem orgulho de dizer que nossa mobilização na ponta tem funcionado muito bem. Mesmo com painéis longos, os sindicatos mobilizaram os produtores e foi possível consolidar esses resultados. Da mesma forma, temos o privilégio de ter Estado muito diversificado, então esse ano realizamos 28 painéis, de grãos até fruta, passando por pecuária, conseguindo um bom recorte das atividades desenvolvidas no Paraná”, celebra Ana Paula.

Confira aqui os resultados do Campo Futuro.

Em relação aos dados, a especialista apontou alguns destaques positivos e negativos. Entre as culturas com cenário mais positivo, estiveram o feijão, café, maçã, laranja, morango e tilápia. No lado negativo, os grãos de modo geral tiveram perdas em produção e os preços não ajudaram, o que deixou os produtores em uma situação delicada.

“A soja, apesar de ter resultado bom em algumas regiões, conseguiu apenas pagar o custo. Vimos sempre a soja pagando a conta de outras culturas e não ocorreu isso dessa vez. De forma geral, a propriedade modal de grãos não conseguiu pagar seu custo, à exceção do feijão, em função de produção e preço”, resumiu.

Importância do levantamento

No Paraná, os levantamentos de custos do Campo Futuro foram realizados em 16 municípios. Os dados serão utilizados, essencialmente, em duas frentes. A primeira delas como uma base para os produtores rurais otimizarem a gestão de seu negócio; A segunda como subsídio de ações do Sistema FAEP, visando o desenvolvimento das cadeias produtivas do Estado junto ao poder público e à iniciativa privada.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio