Sistema FAEP

Cadastro de imóveis na Patrulha Rural | Campo & Cia 219

No programa de rádio, o chefe da Patrulha Rural Comunitária, Capitão Íncare Correa, fala sobre a importância do cadastro de imóveis rurais como estratégia de segurança pública

A segurança pública no campo é uma bandeira histórica do Sistema FAEP. Nos últimos anos, diversas ações têm contribuído para aprimorar o combate à criminalidade nas áreas rurais, como a parceria com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), que conta com uma coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária. Nessa semana, o Campo & Cia recebe o chefe desse setor da PM, Capitão Íncare Correa de Jesus, que fala sobre a importância do cadastro de imóveis rurais na estratégia de segurança pública.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player abaixo:

“Nosso foco é principalmente preventivo e a primeira ação quando um agricultor recebe os policiais é a realização de um cadastro. Já nesse primeiro contato é feita uma orientação sobre aspectos que podem proporcionar maior segurança àquela propriedade”, explica o capitão durante o programa.

O policial relembrou que a Patrulha Rural, criada em 2009 e com reformulação em 2021, conta com policiamento em todos os batalhões da PM com uso de tecnologia. “Temos desde o cadastro com georreferenciamento, uso de drones, sistema mobile específico para cadastro, internet móvel para viaturas e uma série de inovações ligadas à segurança pública”, aponta.

Como fazer o cadastro

É possível realizar um pré-cadastro on-line. Posteriormente, a PM realizará uma visita à propriedade para repassar orientações sobre medidas de segurança e ações proativas de prevenção de crimes nas áreas rurais. Para saber os detalhes de como realizar o procedimento, acesse as orientações no site do Sistema FAEP.

Cartilha sobre segurança no campo

O Sistema FAEP e a PM-PR elaboraram uma cartilha com orientações aos produtores rurais sobre como aumentar a segurança nas propriedades rurais. Para acessar e baixar o material em PDF, clique aqui.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio