Sistema FAEP/SENAR-PR

Brasil abrirá painel contra barreira da Indonésia a frango

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal as respostas dos indonésios aos questionamentos do Brasil foram inconsistentes

Um painel contra a Indonésia na Organização Mundial do Comércio (OMC) por causa das barreiras à importação do frango brasileiro deve ser instalado entre fevereiro e março do ano que vem, informou ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Representantes dos dois países estiveram reunidos em Genebra, na Suíça, na segunda e na terça-feira para consultas, mas, segundo a APBA, as respostas dos indonésios aos questionamentos do Brasil foram inconsistentes.

Após os dois dias de consultas, “as representações brasileiras decidiram avançar com a instalação de painel contra a Indonésia, devido às barreiras impostas pelo país asiático às importações de carne de frango do Brasil”, disse a ABPA, em nota.

No comunicado, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, disse: “Esperamos que o painel seja implementado entre fevereiro e março. Obviamente, se a abertura de mercado acontecer antes desse prazo, o painel será suspenso”.

Conforme a entidade, os questionamentos apresentados pelo Brasil nas consultas trataram da observância, por parte do governo indonésio, do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), dos Acordos de Agricultura, Licenciamento de Importações, Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias e Barreiras Técnicas ao Comércio e Acordo de Preshipment.

Há cerca de seis anos, a associação que reúne os exportadores de frango e o governo brasileiro tentam abrir o mercado indonésio ao frango nacional, mas Jacarta mantém as barreiras ao produto.

A Indonésia é considerada um mercado com potencial, uma vez que tem uma população de 250 milhões e baixo consumo per capita. Com maioria muçulmana, o país consome produtos halal, e o Brasil é atualmente o maior exportador de carne de frango halal do mundo, segundo a ABPA.

 
Fonte: Valor Econômico – 17/12/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio