Sistema FAEP/SENAR-PR

Boas safras brasileira e argentina de trigo devem reduzir preços de massas, biscoitos e pães

Com a provável queda no preço pago pelo cereal, indústrias costumam realizar promoções ao varejo

Os preços de produtos derivados do trigo devem cair nos próximos meses. O motivo é a produção melhor deste ano, na comparação com a de 2015. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq), em apenas um mês, o preço do trigo no Paraná, um dos maiores produtores do país, recuou 16,15%.

Mas não é apenas a colheita brasileira que contribui para a redução dos preços do trigo. Marcelo Vosnika, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), explica que a grande safra da Argentina, este ano, vai deixar o mercado mais competitivo.

“Com a mudança de governo [o presidente Mauricio Macri assumiu em 2015], houve grandes incentivos aos agricultores. O preço do trigo argentino está pressionando o nacional para baixo. A perspectiva é que a colheita lá seja 50% maior do que a do ano passado”, destaca o executivo.

Já no Brasil, esclarece Vosnika, a área de safra deste ano é menor. Mas devido à qualidade melhor, a produtividade vai superar a de 2015, o que deve se refletir nos preços para a indústria e para o varejo. “Com a colheita maior, é natural que o preço [para o consumidor] ceda um pouco”, ressalta.

Segundo Cláudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), com a queda no preço pago pelo cereal, a indústria costuma ofertar promoções ao varejo. “Ela vai dar um desconto maior, vai fazer uma promoção de “pague dois, leve três”. Agora, o tempo para isso chegar ao consumidor depende do estoque do varejo”, diz.

ENTENDA

Preços

Desde janeiro, os preços da farinha de trigo subiram 1,88% no Rio e 5,17% no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a indústria

No Rio Grande do Sul, outro grande produtor de trigo, a queda no preço médio foi de 11,68%, segundo o Cepea/Esalq

Para o varejo

Não há como precisar o percentual de queda para o consumidor porque o trigo não é o único componente nos preços de massas, biscoitos e pães, mas o reflexo deve ocorrer nos próximos meses.

Fonte: Portal Extra

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio