Sistema FAEP/SENAR-PR

BNDES disponibiliza linha de R$ 1,5 bi para capital de giro

O montante é destinado ao setor de aves e suínos, que tem enfrentando problemas financeiros gerados pelos embargos internacionais às carnes

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atendeu a um pleito do setor de aves e suínos e disponibilizou uma linha de crédito de R$ 1,5 bilhão para capital de giro, com juros de 8% a 10%. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta quinta-feira, 28.

O recurso foi definido em reunião entre o presidente da ABPA, Francisco Turra, o presidente da instituição financeira, Dyogo Oliveira, além de membros da diretoria da associação e da equipe técnica do BNDES. A linha terá dois anos de carência, com mais três anos para pagamento após este período.

Ainda de acordo com a entidade, o banco abriu a possibilidade de refinanciamento de crédito de investimento obtido em operação direta, dado o nível de endividamento do setor causado por barreiras de exportação impostas por países compradores e efeitos da greve dos caminhoneiros.

Na semana que vem, Turra deve se reunir com o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil (BB), Tarcísio Hübner, e com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em encontros distintos, para discutir o endividamento da indústria de proteína animal e negociar a recuperação do acesso pleno a mercados como a União Europeia, para frangos, e a Rússia, no segmento de suínos.

Fonte: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio