Sistema FAEP/SENAR-PR

Bancada ruralista define prioridades para 2015

Agenda será debatida nesta quarta-feira (28) por deputados e senadores com entidades de classe

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) promove nesta quarta-feira (28/1) um ciclo de debates com a participação dos dirigentes das principais entidades de classe do setor agropecuário, para definir as prioridades que serão defendidas neste ano pelo grupo de 260 deputados federais e senadores que fazem parte da chamada bancada ruralista.

O encontro será realizado a partir das 8 horas na sede da FPA, que fica no Lago Sul, em Brasília. Segundo informações da FPA, cerca de 40 lideranças do agronegócio já estão inscritas para participar dos debates. A programação do evento prevê a realização de seis oficinas para sobre temas “de interesse nacional da maior importância para os avanços e fortalecimento do agronegócio brasileiro”.

As estratégias serão orientadas técnicos egressos do governo e da iniciativa privada que prestam consultoria para a FPA: Edeon Vaz Ferreira – Infraestrutura e Logística (8h30); Célio Porto – Política Agrícola (9h30); Ênio Marques – Defesa Agropecuária (10h30); Rudy Ferraz – Direito de Propriedade (14h); Vicente Gomes da Silva – Meio Ambiente (15h30), e Cristiano Zaranza – Relações trabalhistas (16h30).

A FPA informa que “não vai desistir de suas bandeiras ainda não resolvidas” e cita como prioridades a questão indígena (PEC 215); a regulamentação do trabalho escravo; seguro rural; acesso aos recursos genéticos; segurança jurídica no campo (direito de propriedade); e legislação trabalhista específica para o campo e para os agroquímicos. Quanto à PEC 215, a FPA defende mudanças no atual modelo de gestão para demarcação de terras indígenas. Em relação à questão do trabalho escravo, os parlamentares defendem que na regulamentação da lei “fique bem claro de uma vez por todas o que seja trabalho exaustivo, degradante e análogo à escravidão”.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio